• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 05/07/2016
A Escola Que Queremos

Escola da rede recebe cônsules da Alemanha e Bélgica

Representantes dos governos prestigiaram o Projeto ONU, desenvolvido pela E.E Edgard Francisco

Os alunos da Escola Estadual Edgard Francisco, em Taboão da Serra, foram surpreendidos, na última semana, pela presença dos cônsules da Alemanha e Bélgica, Sebastian Fuchs e Charles Delogne, respectivamente. A visita coroou as apresentações dos trabalhos do “Projeto ONU”, cuja elaboração encontrou inspiração nas assembleias gerais da Organização das Nações Unidas.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

As apresentações tiveram início em 27 de junho e término em primeiro de julho, fruto de um trabalho que começou em fevereiro. Tratou-se da simulação de um comitê e representantes de um determinado país ou instituição, eleitos por meio de sorteio, com abertura para debate entre os alunos e a importante participação dos cônsules. “Com isso, nós oferecemos uma experiência altamente enriquecedora aos participantes em termos humanos, intelectuais e acadêmicos”, disse a diretora da escola, Silvia Elena.

O objetivo da ação, desenvolvida pelo Professor Coordenador Pedagógico, Jean Aparecido Clempe Francalino, é proporcionar aos estudantes uma visão ampla sobre questões humanitárias. “O eixo do projeto é fazer com que os alunos discutam e apresentem soluções coletivas para questões atuais”, disse o professor. Os debates trataram de temas como a crise migratória, a fome no mundo, problemas geopolíticos, primavera árabe, guerra na síria, terrorismo, desarmamento e questões de gênero.

De acordo com Jean, os alunos ficaram entusiasmados e maravilhados com a visibilidade que teve o projeto. Elogiados por Fuchs e Delogne, o professor afirma que a escola dará continuidade ao projeto nos próximos anos, com o objetivo de ampliá-lo para alcançar ainda mais alunos.