sexta-feira, 30/04/2010

Escola da zona leste desenvolve projeto sobre poesia para aprimorar prática pedagógica

Por meio de projetos especiais desenvolvidos anualmente desde 2002, a Escola Estadual Jardim Iguatemi melhora a qualidade de ensino e se destaca no Idesp  William Shakespeare, Luís Camões, Edgar Allan […]

William Shakespeare, Luís Camões, Edgar Allan Poe, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Cora Coralina, Patativa do Assaré, Manuel Bandeira, Pablo Neruda, Mario Quintana, Fernando Pessoa. Estes e outros ícones da poesia acompanharão os cerca de 2.100 alunos da Escola Estadual Jardim Iguatemi, localizada na zona leste de São Paulo, durante todo este ano. Os poetas dão nomes às 48 classes da unidade, que anualmente troca a nomenclatura padrão de letras por nomes de personalidades ou locais de diferentes áreas do conhecimento que tornam-se patronos das salas.

Por meio do projeto “Poetas: Palavras do Coração”, lançado oficialmente nesta sexta-feira (30/04), a escola pretende aproximar os estudantes da poesia. Nesta primeira etapa, os alunos estudam a biografia dos poetas que emprestam seus nomes às salas e compartilham o conteúdo com os demais colegas. No segundo bimestre, durante um sarau, os alunos apresentarão uma poesia de cada poeta. No bimestre seguinte, para estimular a criatividade e sensibilidade dos estudantes, haverá um concurso de poesias. “É uma oportunidade de os alunos demonstrarem seu talento com as palavras”, afirma Suzy Rocha Ribeiro, diretora da escola.

No último bimestre, como acontece todo ano, os alunos pintarão o muro da escola com base no conteúdo aprendido ao longo do ano. “A pintura do muro é uma forma de os estudantes expressarem o que aprenderam e de deixar a escola mais bonita e viva para a equipe escolar e toda a comunidade”, comenta Suzy.

Todo ano, um projeto diferenciado é trabalhado junto a todos os alunos com o objetivo de melhorar a participação deles no processo pedagógico. A ação teve início em 2002 com o tema pintores. Naquele ano, os estudantes mergulharam nas obras de artistas como Pablo Picasso, Van Gogh, Cândido Portinari, Michelangelo, Tarsila do Amaral, Leonardo da Vinci, Miró, Frida Kahlo, Salvador Dalí e Claude Monet.

No ano seguinte foi a vez dos alunos entrarem em contato com escritores, como José de Alencar e Ruth Rocha. Em 2004, os alunos “viajaram” pelos países que participavam dos jogos olímpicos em Atenas, na Grécia. As edições seguintes tiveram como temas: cientistas, filósofos, atletas, a Amazônia e grandes músicos.

“Sempre tive o sonho de trabalhar o conteúdo pedagógico de forma diferenciada porque durante os quatro anos em que fui coordenadora da oficina pedagógica na Diretoria de Ensino Leste 3 percebi que os alunos eram pouco participativos. Queria dirigir uma escola em que a construção do conhecimento fosse coletiva, em que os alunos fossem protagonistas e não meros coadjuvantes”, conta Suzy, idealizadora da ação.

Segundo ela, a iniciativa tem refletido no desempenho dos alunos no Saresp (Sistema de Avaliação e Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). “Atualmente, nossa escola é uma das melhores no Saresp e no Idesp [Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo] na 8ª série do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio entre as escolas da DE Leste 3”, conta, orgulhosa, a diretora. “É muito gratificante ver os alunos melhoraram em todos os aspectos. Hoje, eles são muito mais disciplinados e participativos”, acrescenta Suzy.