sexta-feira, 25/04/2014
Pais e Alunos

Escola da zona norte de São Paulo impacta alunos com projeto sobre meio ambiente

Por meio da iniciativa, os estudantes da unidade transformaram-se em multiplicadores do conhecimento

Na E.E. Prof. Ayres de Moura, o parque Vila dos Remédios, localizado ao lado da unidade, se transformou em uma extensão da sala de aula. Frequentemente, os alunos do 9º ano da escola visitam o espaço para monitorar a qualidade da água do local e caminhar pela vegetação remanescente da Mata Atlântica.

A atividade faz parte da disciplina diversificada que o novo modelo de escola de tempo integral proporciona. Com o nome Recursos Hídricos, a eletiva criada pela professora Cláudia Alessandra Fogaça e pelo professor Mozar de Freitas do Monte discute questões que envolvem meio ambiente, sustentabilidade e recursos hídricos.

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“Procuramos envolver várias áreas na eletiva. Lidamos tanto com ciências, química, matemática, por meio de análise de gráficos e tabulação, geografia, pois trabalhamos o percurso que o rio Tietê faz, e conscientização”, conta uma das criadoras da eletiva, Cláudia Alessandra Fogaça.

O resultado do trabalho, desenvolvido desde o início do ano letivo, está na empolgação dos alunos envolvidos. Para compartilhar o conhecimento absorvido na eletiva, a turma criou um site com informações sobre o projeto e ações realizadas por eles. A ideia é difundir o conhecimento.

“O que aprendi até agora tenho passado para meus colegas e família. Sou uma multiplicadora do conhecimento”, afirma a aluna de 13 anos, Viviane Liarte Feitosa. Para Nilza Viotto, mãe de dois estudantes que participam da eletiva, o comportamento dos filhos mudou depois da experiência. “Eles têm aprendido coisas que até então não tinham interesse. Hoje se preocupam em economizar e descartar o lixo corretamente. Eles têm aprendido muito e eu também, junto com eles”, conta Nilza.

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