São Paulo vista novamente ou, até mesmo, de certo modo, pela primeira vez. Para alguns alunos de uma escola da zona norte, o projeto “Redescobrindo São Paulo”, da E.E. Maria Helena Gonçalves de Arruda, foi a primeira oportunidade de conhecer marcos da maior cidade da América Latina.
No roteiro, locais históricos, turísticos ou culturais, como o Mosteiro de São Bento, Pinacoteca, Museu da Imagem e do Som, Memorial da América Latina, Teatro Municipal, Pátio do Colégio, Estação da Luz e o Pico do Jaraguá. Em cada lugar, os alunos entrevistavam as pessoas em busca de materiais, produziam fotos e observavam as características de cada ponto, como, por exemplo, a arquitetura.
Organizada por professores, gestores, alunos e pessoas da comunidade local, a iniciativa levou estudantes para diversos locais da cidade, para que fossem estimuladas a pluralidade cultural, o resgate à memória o incentivo à pesquisa, e contou com o apoio do programa Cultura é Currículo, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Nesta sexta-feira (22), o projeto realiza um evento nas dependências da escola durante todo o dia. Na programação, exposições de trabalhos derivados das visitas, fotos tiradas pelos alunos, apresentações de dança, artes plásticas e música. A comunidade está convidada a assistir e participar.
Cultura é Currículo
O Programa Cultura é Currículo é composto por três projetos: Lugares de Aprender: a Escola Sai da Escola, Escola em Cena e O Cinema Vai à Escola. Até o fim de 2013, pelo menos R$ 28 milhões serão investidos no programa para a realização de mais de 31 mil atividades culturais. Elas deverão beneficiar cerca de 1,2 milhão de alunos em todo o Estado.