Entre escolas públicas paulistas (municipais e estaduais) e mais de 240 inscrições, a E.E. Profª Maria Jannuzzi Mascari, da zona sul da capital, conquistou o 1º lugar na fase estadual do Prêmio Gestão Escolar 2017. Outras duas unidades da Secretaria da Educação também estão no top 4 do concurso.
As candidatas enviaram ao júri ações inovadoras que valorizam a gestão democrática e incentivam a melhoria contínua do aprendizado dos alunos. No caso da Maria Jannuzzi, a estratégia adotada pela equipe tem o objetivo de elevar a média no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em Matemática. De 2009 pra cá, a escola conseguiu reverter o número de estudantes na categoria “abaixo do básico”.
Em segundo lugar ficou com a E.E. Honorato Faustino, de Piracicaba. A unidade de modelo integral atende os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O principal destaque são as iniciativas que envolvem o grêmio estudantil e os programas pedagógicos, incluindo o processo de autoavaliação da equipe gestora.
Já na E.E. Coronel Francisco Schmidt, de Andradina e quarta colocada do Prêmio, o plano tem foco na tutoria de estudantes do Ensino Médio. As atividades de recuperação do conteúdo e a formação contínua dos professores também são apostas da escola para avançar nos indicadores.