• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 30/08/2016
Boas Práticas

Escola de Araraquara tem aulas de taekwondo no contraturno

Atividade acontece na E.E. Deputado Leonardo Barbieri

Para melhorar o comportamento, a concentração e o rendimento escolar dos alunos dos ensinos Fundamental e Médio, a E.E. Deputado Leonardo Barbieri, situada no município de Araraquara, se utiliza das ferramentas de transformação social proporcionadas pelo esporte.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Na unidade de ensino, além da disciplina de Educação Física, os jovens contam com aulas de taekwondo, que acontecem no contraturno, ou seja, quem estuda de manhã, participa do esporte à tarde. E vice-versa. “O esporte ajuda na disciplina. Com esse projeto nós já temos tido resultados dentro da sala de aula com alunos que melhoraram suas notas”, conta Andreia de Paula Pereira, vice-diretora.

A atividade acontece por meio de uma parceria da escola com uma empresa de ônibus rodoviário, que fornece todo material para a prática da arte marcial milenar de origem coreana.

“O conteúdo da aula busca estimular em seus praticantes disciplina, respeito, cortesia, integridade, perseverança, autocontrole, além de toda parte técnica e física, trazendo bem-estar aos mesmos”, conta Gustavo Dimas Basílio, diretor da escola.

Esportes na rede estadual paulista

Na rede estadual, além dos tradicionais jogos coletivos (futebol, handball e vôlei), as escolas oferecem uma série de outras atividades. Entre elas, estão as aulas de baseball, frisbee, badminton, tchoukball e o próprio rugby. Na lista de orientações elaboradas pela Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), há ainda dicas de jogos de tabuleiros e raciocínio, noções e táticas de esportes (coletivos e individuais) e até o estudo de manifestações culturais, como o folclore e o hip hop.

A Educação ainda incentiva a prática de atividades físicas por meio de atividades como Agita Galera, Dia do Desafio e Jogos Escolares do Estado de São Paulo. Saiba mais aqui.