• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 12/03/2020
Boas Práticas

Escola de Araras incentiva leitura por meio de encontro com pais e alunos

Projeto "Leitura na escola, leitura na família" aconteceu na Escola Estadual Joanita Kammer Martins Pereira, em Araras

Segundo estudos recentes, o brasileiro lê, em média, 2,43 livros por ano. É um número baixo, se comparado a outros países, e que motiva projetos de incentivo a leitura por toda a rede estadual. Na Escola Estadual Joanita Kammer Martins Pereira, em Araras, a ideia foi unir pais e alunos para despertar o gosto pelos livros para todas as idades e formações.

Chamado de “Leitura na escola, leitura na família”, o projeto promove rodas de leitura com os pais e os alunos juntos. Além de escolherem as obras,  pais e jovens precisam ler em voz alta e também contar histórias dos livros emprestados na Sala de Leitura da unidade. Estratégias que garantem um contato próximo com o livro e também a familiarização do hábito de ler.

“Os pais também participam, na escola, de rodas de leitura, nas quais usamos uma diversidade de textos, e um modelo de leituras compartilhadas e rodas de conversa acerca de obras literárias”, relata Silvana Pires Michelin, uma das responsáveis pelo projeto. Segundo ela, a aceitação é muito boa entre as diferentes idades e muitos relatam que estão começando a participar de um universo do qual não faziam parte.

A iniciativa da escola também tenta afirmar a ideia de que as escolas devem assumir a responsabilidade de se adaptar as práticas sociais de leitura que existem fora delas. “Muitos profissionais da educação reproduzem o modelo de leitura ao qual foram expostos em suas trajetórias acadêmicas. No entanto, já existe um consenso entre os professores da nossa escola sobre a necessidade de trabalhar com uma diversidade de gêneros e modelos literários na sala de aula”, conta a professora.

Outro ponto é o excesso de informações pelo qual os jovens estão expostos atualmente. “A formação do leitor na escola precisa considerar o contexto atual, para que os estudantes saibam lidar com a avalanche de dados e selecionar informações para produzir conhecimentos que vão ao encontro da construção de novas possibilidades”, conclui. Afinal, não é fácil tomar o gosto pela leitura quando diversas opções de entretenimento e informação estão disponíveis numa pequena tela como a do Smartphone.

Ações como essa são comuns na rede estadual. Em Araçatuba acontece a “Noite do Oscar”, que tem como objetivo promover e incentivar a leitura e até a escrita de livros entre os jovens. “Temos um livro coletivo, com autores de idade entre 11 e 18 anos. O objetivo é refletir sobre os temas, promover a leitura e a escrita e motivar nossos alunos a participarem dos projetos pedagógicos, com reconhecimento perante a comunidade escolar”, explica Edilene Bachega Viveiros, professora coordenadora de Língua Portuguesa do Núcleo Pedagógico da DE de Araçatuba.

LEIA: Em Araçatuba, Noite do Oscar reúne alunos e promove a leitura e diversidade