terça-feira, 07/08/2007

Escola de Assis cria jornal feito pelos alunos

A escola Profº Léo Pizzato, em Assis, no interior do Estado, iniciou o segundo semestre com novidade: a distribuição do informativo Jornal D´Escola , produzido pelos estudantes. O informativo – […]

A escola Profº Léo Pizzato, em Assis, no interior do Estado, iniciou o segundo semestre com novidade: a distribuição do informativo Jornal D´Escola , produzido pelos estudantes. O informativo – resultado da parceria entre a Diretoria de Ensino de Assis e o campus da Unesp na cidade – tem quatro páginas impressas em papel jornal.

O projeto é coordenado pelo professor Cláudio Messias, que atuou por 20 anos no jornalismo regional e atualmente está no quarto ano do curso de História na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, em Assis. Ele ministra aulas eventuais de História e Geografia na escola Léo Pizzato .

O projeto denominado Produção de Jornal na Escola: Uma Ferramenta Pedagógica teve início em abril, envolvendo 50 estudantes da quinta série do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio. Eles foram distribuídos em grupos de trabalho especificados como conselho editorial, reportagem, produção e departamento comercial.

“Transformamos o laboratório de informática em uma pequena empresa jornalística, local onde os estudantes aprendem, com fundamentação teórica e prática, a produzir textos de diversos gêneros, manusear adequadamente uma máquina fotográfica, diagramar página e produzir anúncios no microcomputador e, por fim, comercializar os anúncios que custearão a impressão das edições”, explica Messias.

O projeto Produção de Jornal na Escola , iniciado em 2006, na escola Maria Aparecida Galharini dos Santos, em Maracaí/SP, tem o apoio da Pró-reitoria de Extensão da Unesp e está cadastrada na Incubadora de Projetos da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). As aulas são ministradas uma vez por semana, durante duas horas, em período inverso ao que os estudantes freqüentam regularmente a escola.

Celso Bandarra