• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 02/06/2017
Ensino Fundamental

Escola de Atibaia investe no protagonismo juvenil e é inspiração em Gestão Democrática

Pela diversidade de ações, a unidade recebeu apontamentos no Questionário do Projeto

Dar voz aos alunos dentro da unidade escolar é um dos objetivos do Projeto Gestão Democrática da Educação e a E.E. Gabriel da Silva, em Atibaia, cumpre muito bem esse papel. A escola realiza diversas atividades voltadas ao protagonismo juvenil e se tornou inspiração do projeto ao receber um número expressivo de indicação no Questionário, aberto para consulta pública entre novembro e dezembro de 2016.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Em nossa escola temos feito um investimento na atuação dos jovens, garantindo que os alunos participem mais ativamente nas decisões da escola, como principalmente na realização das atividades programadas”, explicou a professora coordenadora, Elizabete Oliveira.

E, para dar conta de tanto aluno querendo participar das atividades, a equipe gestora os organizou em pequenos colegiados: Conselho representante de turma (CRT), Grêmio Estudantil, Comissão Eleitoral e Comissão de Acolhimento (CAE).

Conselho representante de turma (CRT)

A presidente do CRT, Pamela Andrade Lopes, explica que a Conselho é composto por 24 membros, sendo dois alunos de cada turma, um titular e outro suplente. Além de ser um órgão fiscalizador do Grêmio Estudantil, é um importante colegiado no apoio à gestão de sala de aula, organizando o grupo de alunos nas transições das aulas, registrando ocorrências positivas e negativas sobre os relacionamentos dos colegas, fortalecendo boas condutas e inspirando ações para o bem coletivo.

Grêmio Estudantil “We are the best”

De acordo com Jaiene Almeida de Campos, presidente do Grêmio eleito em abril, sua gestão vem colaborando significadamente com a administração escolar. Entre as práticas, destacam-se a organização do intervalo das aulas, os jogos de interclasse, a articulação das aulas unificadas, juntamente com os outros colegiados, e também a criação de um clube do meio ambiente.

Comissão Eleitoral

A comissão eleitoral é formada no primeiro mês letivo e tem a função específica de organizar as eleições do grêmio estudantil. O trabalho envolve a publicação do edital, inscrições das chapas que concorrerão no pleito, monitoramento da campanha eleitoral, e organização do dia e da eleição bem como todo o processo de apuração.

Comissão de Acolhimento Estudantil (CAE)

Constituída no início do ano letivo, os alunos deste colegiado tem a responsabilidade de acolher os alunos e professores não apenas no início do ano letivo, mas em todos os eventos da escola, bem como realizam o acolhimento das famílias e dos alunos transferidos para a unidade. “O CAE também é um importante parceiro na realização das aulas unificadas”, explicou o representante da Comissão, André Rodrigues Souza.

Juntos pela educação

A professora coordenadora da unidade reforça que todos os resultados positivos deste protagonismo juvenil é fruto de um esforço conjunto entre equipe gestora e todos os alunos envolvidos no processo.

“Ser uma escola inspiradora é uma responsabilidade muito grande, que nos alimenta. Da mesma forma que os próprios alunos, os nossos meninos, estão sentindo, participando dessa alegria, para nós também é uma alegria estar com eles e saber que, de certa forma, nas escola, nós estamos fazendo escola”, disse.