segunda-feira, 23/07/2007

Escola de Botucatu cria projeto em conjunto com estudantes da Unesp

A professora Maria do Carmo de Silva Andrade, da escola Profª Sophia Gabriel de Oliveira , em Botucatu, no interior de São Paulo, convidou quatro estudantes do 4º ano do […]

A professora Maria do Carmo de Silva Andrade, da escola Profª Sophia Gabriel de Oliveira , em Botucatu, no interior de São Paulo, convidou quatro estudantes do 4º ano do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho”, campus Botucatu, para participarem de um trabalho experimental com os alunos do ensino médio.

O objetivo da parceria, que terá os resultados mostrados na “Semana da Bio” entre os dias 13 e 19 de agosto, na Unesp, teve como meta a realização de um minicurso de biologia, com enfoque em zoologia, para que os alunos contextualizassem os conteúdos teóricos da disciplina com o auxílio da aula prática.

Como foi

Com o título “Da Teoria para a Prática: Um Minicurso Animal”, as aulas experimentais foram realizadas durante o final deste primeiro semestre dentro da escola. Os universitários levaram para os alunos do ensino médio exemplares de jacaré, pepino-do-mar, planárias e tubarões, além de um insetário completo para dissecação e análise das espécies, o que despertou a curiosidade dos alunos em relação à biodiversidade e às diferentes técnicas de conservação.

“A avaliação, ao final curso, reafirmou a importância de projetos de extensão realizados pela Universidade, uma vez que os organizadores do evento puderam relacionar o conteúdo visto na graduação com o do ensino médio, além de vivenciar o contato com a realidade escolar. Para os alunos, a experiência da contextualização entre teoria e prática foi o ponto-chave para uma aprendizagem significativa e motivadora”, explicou a coordenadora da oficina pedagógica da escola, Maria Elisa Pardini Limoni.