• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 11/03/2020
Boas Práticas

Escola de Caiuá produz repelente natural a partir de estudos em sala

Produto foi produzido com conhecimento vindo de diversas disciplinas

O que a junção de citronela, cravo e óleo de amêndoas pode produzir? Para os alunos da Escola Estadual Projeto Lagoa São Paulo, no município de Caiuá, a resposta está na ponta da língua: um repelente natural.

A ideia de produzir o repelente usando componentes extraídos direto da natureza foi uma ação conjunta com diversas disciplinas da unidade. Um estudo sobre o alto índice de infectados na região de Caiuá, localizado numa área rural perto da divisa do estado com Mato Grosso do Sul, foi feito usando conteúdos de matemática e ciências da natureza.

Depois, a matemática se uniu com a física para construir gráficos sobre os infectados na comunidade, e a biologia entrou explicando os tipos de doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue, e como evitar que o aedes aegypt se hospede nas casas. Por fim, foi a vez da química entrar com uma pesquisa sobre a produção de um repelente natural que precisava ser eficiente e de fácil uso pela comunidade.

O repelente foi feito usando álcool, cravo da índia, citronela, óleo de amêndoa e água destilada. Primeiro os estudantes retiraram a essência dos ingredientes por quatro dias. Depois, coaram os resíduos e misturaram com água e óleo. A receita você confere abaixo:

Repelente dos alunos da Escola Estadual Projeto Lagoa São Paulo

Ingredientes:
1l de álcool 70%
50g de cravo da índia
200g de citronela picada
100ml de óleo de amêndoa ou mineral
1l de água destilada ou filtrada

Modo de preparo:
Coloque em cada garrafa 500ml de álcool.
Na garrafa 1 adicione os 200g de citronela.
Na garrafa 2 adicione 50g de cravo da índia.

–> Deixe extrair a essência dos ingredientes por quatro dias em um lugar escuro. Uma vez por dia agite a garrafa.

–> No quarto dia, coe a citronela e o cravo. Após isso, misture os líquidos de ambas garrafas, adicione a água e os 100ml de óleo.