• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 19/11/2004
Últimas Notícias

Escola de Caraguatatuba promove evento ecológico

No sábado, dia 6 de novembro, a Escola Estadual Ismael Iglesias, da Diretoria de Ensino de Caraguatatuba, promoveu o 1º Caiaquerê – descida de caiaque e canoa no Rio Juqueriquerê. […]

No sábado, dia 6 de novembro, a Escola Estadual Ismael Iglesias, da Diretoria de Ensino de Caraguatatuba, promoveu o 1º Caiaquerê – descida de caiaque e canoa no Rio Juqueriquerê. Este evento foi pensado durante o Programa Escola da Família e faz parte do projeto “Juqueriquerê… O rio pede socorro!”, que tem como objetivo conscientizar a comunidade da importância do rio, sua recuperação e preservação.

O evento contou com a presença de cerca de 250 pessoas da escola e da comunidade. Foi montada uma gincana com diferentes provas e 12 equipes, definidas por cores e formadas por alunos. Umas das provas era descer o rio de caiaque ou canoa, ou fazer o percurso no seu entorno a pé ou de bicicleta. O percurso era de 8 km até a Boca da Barra – local de encontro do rio Juqueriquerê com o Oceano Atlântico.

Outras provas, como apresentar a bicicleta mais original, a pipa mais criativa, o melhor grito de guerra e cartaz sobre o tema, também fizeram parte da competição. Ao longo do trajeto de descida, os alunos encontravam vários enigmas que formavam, no final, a seguinte frase: “Poluímos o ar que respiramos, degradamos o solo que nos alimenta e contaminamos a água que bebemos. O ser humano parece não perceber que depende de uma base ecológica para a sustentação de sua vida e de seus descendentes. Vive como se fosse a última geração sobre a terra”.

A Equipe Verde venceu a gincana e irá representar o Projeto da Escola no 12º Fórum Social das Águas, que acontece em Parati, no Rio de Janeiro, no dia 27 de novembro.

Ainda sobre a questão ambiental, a Diretoria de Ensino organizou, nos dias 11 e 12 de dezembro, a visita de professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro que ministrarão um curso de capacitação técnica sobre Gestão Social em Educação, Saúde e Meio Ambiente – Gestão Ambiental para cerca de 100 pessoas entre alunos, professores e educadores. O objetivo deste encontro é divulgar o projeto e tratar a ação ambiental com a devida importância.

Para obter mais informações, consulte o site www.eeismaeljuqueriquere.com

Ana Paula Teixeira