• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 18/10/2011
Últimas Notícias

Escola de Colina é medalhista pelo segundo ano consecutivo na Olimpíada de História do Brasil

Alunas da Escola Estadual Professor Darcy Silveira se destacam na competição promovida em Campinas Pelo segundo ano consecutivo, uma equipe da Escola Estadual Professor Darcy Silveira, do município de Colina, […]

Alunas da Escola Estadual Professor Darcy Silveira se destacam na competição promovida em Campinas

Pelo segundo ano consecutivo, uma equipe da Escola Estadual Professor Darcy Silveira, do município de Colina, na região de Barretos, foi premiada com uma medalha na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), promovida pelo Museu Exploratório de Ciências da Unicamp.

Formada pelas alunas Carolina Sorgi da Silva Costa, Rita de Cássia Petri Barbosa e Luana Sinatra Spiandori, a equipe Historiadoras de Colina 2 recebeu medalha de bronze na terceira edição da competição, disputada no fim de semana (dias 15 e 16) em Campinas. Participaram da última fase da disputa 300 equipes, formadas por 1,2 mil estudantes, classificados dentre mais de 60 mil inscritos em todo o País.

“Para nós, este bronze valeu ouro porque a disputa foi acirrada. Estamos muito felizes com a nossa meninadinha, que estudou até durante as quatro horas de viagem até Campinas”, comemorou a diretora Lucia Brunozi. A escola inscreveu sete equipes, três delas chegaram à final.

Entre os nove estudantes finalistas pela escola de Colina estavam as vencedoras Carolina, 17 anos; Rita de Cássia, 16 anos; e Luana, 17 anos, todas alunas da 3ª série do Ensino Médio. Nenhuma delas pensa em se formar historiadora, mas a experiência foi enriquecedora mesmo assim. “A história está na formação cidadã, independe da carreira. Além disso, a olimpíada estimula a competência da leitura e da escrita”, avalia Suzel Jirardi, professora de história e geografia da Escola Estadual Professor Darcy Silveira que também foi orientadora da equipe vencedora da medalha de prata no ano passado.

O sucesso de Colina, segundo Suzel, vem da dedicação. “Na escola temos um grupo de estudo que acompanha os alunos durante todo o processo”, explica. A orientadora destaca também o espírito de equipe: “Na volta, a Carolina, uma das vencedoras, vendo o desânimo dos demais, disse que a medalha não era só das três, mas dos nove que estudaram juntos”.

A competição

Voltada a alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o País, a Olimpíada Nacional de História do Brasil é composta por seis fases, sendo cinco online e uma presencial. Em cada etapa, os participantes têm de resolver as provas propostas pela organização.

Na final são distribuídas 75 medalhas, sendo 15 ouros, 25 pratas e 35 bronzes. Os demais finalistas recebem menções honrosas. Dentre as 300 equipes que chegaram à final da competição este ano, 11 delas eram representantes de sete escolas da rede estadual paulista, tendo sido a EE Darcy Silveira a única medalhista.