• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 06/10/2014
Boas Práticas

Profissionais falam sobre carreiras para estimular alunos em Santo André

Projeto tem como objetivo mostrar como são as profissões as quais os alunos pretendem atuar

Formar um cidadão responsável e solidário está entre os objetivos dos profissionais que atuam nas escolas estaduais. Muito além disso, as unidades escolares também estão preocupadas em auxiliar o aluno a realizar sua escolha profissional, propondo novas atividades.

Esse é o caso da E.E. Jardim Riviera, localizada em Santo André. A unidade realiza, desde 2012, palestras motivacionais com profissionais altamente qualificados que atuem nas carreiras as quais os alunos pretendem seguir. Para o mês de novembro, por exemplo, está programada a palestra com a tradutora e intérprete do Banco Suíço no Brasil.

Os palestrantes são trazidos pelos professores das disciplinas eletivas – matérias não obrigatórias que são escolhidas pelos alunos de acordo com seu projeto de vida no novo modelo de Escola de Tempo Integral – para contarem um pouco de sua história de vida e de como é trabalhar na respectiva profissão.

As palestras acontecem mensalmente e levam alunos como David dos Santos, da 3ª série do Ensino Médio, a ter uma visão melhor sobre o mercado de trabalho. “Os profissionais que dão as palestras para nós são especialistas no determinado assunto, além de serem pessoas que já passaram por todas as dificuldades que iremos passar no futuro. Por isso, acho que as palestras são importantes para o nosso projeto de vida”, afirma.

Segundo Ester Francesquini Gonçalves, vice-diretora da escola, o projeto tem enorme contribuição para a formação dos alunos. “É maravilhoso. Os alunos ficam fascinados, tiram todas dúvidas sobre a profissão e, a partir disto, têm uma visão melhor do direcionamento que vão dar em sua carreira profissional”, conta.