• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 21/05/2004
Últimas Notícias

Escola de Guarulhos discute a conscientização negra

Nos dias 15 e 16 de maio, a Diretoria de Ensino de Guarulhos promoveu palestras e grupos de discussão sobre a situação atual dos negros no país. Aproveitando a proximidade […]

Nos dias 15 e 16 de maio, a Diretoria de Ensino de Guarulhos promoveu palestras e grupos de discussão sobre a situação atual dos negros no país. Aproveitando a proximidade com a data em que é comemorada a Abolição da Escravatura – 13 de maio – a DE concentrou atividades na EE Professora Maria Aparecida Felix Porto. As palestras abordaram temas como a consciência negra sob um contexto histórico, situações de racismo e machismo, juventude negra, entre outros assuntos.

Os debates tiveram a participação especial da ONG Fala Preta e da professora Benê, mestre pela USP, além de educadores locais. O evento também contou com apresentações de dança afro, capoeira, maculelê, teatro e músicas ligadas à cultura negra.

A abertura das escolas estaduais durante os finais de semana propicia a criação de lugares mais acolhedores e disponíveis para as comunidades. O convívio entre as pessoas é valorizado, assim como a realização de atividades culturais, esportivas e profissionalizantes. Uma das intenções do Programa Escola da Família é, de fato, conscientizar a população e tratar de questões referentes aos mais diversos assuntos que fazem parte do cotidiano.

Ana Paula Teixeira