sexta-feira, 30/07/2004

Escola de Guarulhos promove II Fórum da Educação

Mais de 700 pessoas estiveram presentes no II Fórum da Educação – A Escola de Nossos Sonhos realizado na última terça feira, dia 27, na EE Salime Mudeh, localizada no […]

Mais de 700 pessoas estiveram presentes no II Fórum da Educação – A Escola de Nossos Sonhos realizado na última terça feira, dia 27, na EE Salime Mudeh, localizada no Jardim São João, em Guarulhos, grande São Paulo.

Composto por nove escolas da Diretoria de Ensino de Guarulhos Norte, o Fórum propiciou a troca de ações conjuntas para a construção da “Escola dos Nossos Sonhos”, discussões e reflexões sobre os direitos e deveres da criança e do adolescente, e indisciplina escolar. Outro foco de discussão foi o Estatuto da criança e do Adolescente.

Entre educadores e convidados, estiveram presentes vários representantes de segmentos ligados ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Alan Francisco Carvalho, pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Jandira da Silva do Conselho de Segurança (CONSEG), Wanilda Rosa do Conselho Tutelar, e Neylde Elias, da Liberdade Assistida.

O evento também contou coma presença do jornalista e diretor do jornal Olho Vivo, Valdir Carleto, que apresentou o monólogo “Versos Roubados”. Formado por várias composições diferentes, o monólogo explica como as letras das músicas falam do cotidiano das pessoas. Com música e poesia, o evento teve a apresentação do coral “Um Só Tom”, dos alunos da escola, regido pelo professor Derivaldo Nascimento.

O Fórum foi organizado pelo Pólo Nove, um grupo de nove escolas da Diretoria de Ensino de Guarulhos Norte, coordenado pela diretora Nilma Gaspar.

O primeiro Fórum da Educação aconteceu em março de 2003 e teve como tema “Realidade e necessidade das Comunidades no Contexto Escolar”, que tratou da importância da união entre todos, do resgate da auto-estima, valorização dos profissionais da escola e do ser humano, da diminuição da violência e da participação de todos no desenvolvimento da educação.

Osvaldo Nery Neto