• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 17/07/2003
Últimas Notícias

Escola de Guarulhos tem blogs criados por alunos

A iniciativa de uma professora levou os alunos de uma escola estadual de Guarulhos a criar uma série de blogs onde podem expor o que pensam e contar com a […]

A iniciativa de uma professora levou os alunos de uma escola estadual de Guarulhos a criar uma série de blogs onde podem expor o que pensam e contar com a participação interativa da comunidade. A idéia foi de Luzia de Fátima Miranda Marques, professora de História da E.E. Lydia Kitzz Moreira.

O blog (também chamado weblog, um registro freqüente de informações em páginas da internet), além de despertar o interesse de alunos e dos próprios professores, tem fácil utilização na sala de aula e não requer equipamentos de alta capacidade, segundo a professora. “Trata-se de um projeto pioneiro”, diz ela. “As escolas brasileiras ainda não utilizam esta ferramenta, que desperta o interesse dos alunos a ponto de fazer com que alguns deles mudem sua postura na sala de aula, porque perdem o medo de escrever e de expor suas idéias.”

A escola elaborou blogs com os temas ‘Guerra não, Paz sim’, ‘Escola dos Nossos Sonhos’, ‘Fórum Regional de Guarulhos’ e ‘Feira Educomunicativa’, entre outros. A Professora Luzia ressalta que, para a realização de um projeto como este, é fundamental a participação da diretoria da escola, em função dos custos de manutenção da sala de informática. “Exige também muita dedicação dos professores no desenvolvimento das idéias e na preparação de computadores e salas de aula.”, conta.

A construção dos blogs incluiu um trabalho de capacitação dos professores para que a utilização dessa ferramenta se tornasse viável. Além de as aulas se tornaram mais dinâmicas, com maior participação da classe, a Professora Luzia destaca a reação dos alunos: “A emoção deles quando vêem seus comentários na internet é indescritível.”
Para acessar os blogs, acesse:

www.escolapossivel.blig.ig.com.br
www.escolalkm.blig.ig.com.br

Cristiane Agonio