• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 22/10/2019
Boas Práticas

Escola de Iacanga apresenta sarau no centro cultural da cidade

Com apresentações de teatro a declamação de poemas e poesias, alunos se engajam na leitura, inclusive de clássicos, para se envolverem no projeto

O Centro Cultural de Iacanga recebeu uma mostra diferente no último sábado, dia 19. Jovens da Escola Estadual Padre Jorge Mattar apresentaram um sarau composto por eles mesmos, com declamação de poesias, poemas, além de dança, teatro e canto. O evento, que foi gratuito, contou com a presença de toda a comunidade escolar para prestigiar o trabalho desenvolvido pelos alunos.

O sarau é resultado do trabalho protagonista que os alunos realizaram nos últimos meses tanto durante as aulas quanto na sala de leitura, em especial como uma forma de estimular a leitura de livros clássicos durante a preparação para o Enem e vestibulares.

“Nesse projeto os alunos se envolvem em todas as etapas, da escolha dos conteúdos que serão apresentados à execução das apresentações no dia, da parte da sonorização ao figurino. E toda comunidade aguarda por este grande dia”, afirma a professora Vanessa Guersi, uma das responsáveis pela criação do projeto.

Um dos pilares do projeto é a adaptação de obras da literatura clássica. Um exemplo foi a peça Lucíola, baseada no romance de José de Alencar. A obra foi adaptada no sarau com uma apresentação da poesia “Lixo” de Luís Fernando Veríssimo. “O período de preparações para o ENEM é sempre muito tortuoso, por isso, ações como esse sarau e outras formas de estimular a leitura ajudam e muito os jovens a conter a ansiedade e melhorar sua produção”, pontua Caetano Siqueira, da COPED.