• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 17/05/2004
Últimas Notícias

Escola de Igaratá cria programa de alfabetização para adultos

“Vivendo e Aprendendo” é o nome do programa de alfabetização aplicado pela escola estadual Benedito Rodrigues de Oliveira, em Igaratá, pertencente à Diretoria de Ensino de Jacareí. O objetivo do […]

“Vivendo e Aprendendo” é o nome do programa de alfabetização aplicado pela escola estadual Benedito Rodrigues de Oliveira, em Igaratá, pertencente à Diretoria de Ensino de Jacareí.

O objetivo do programa é alfabetizar os adultos que não tiveram oportunidade de aprender na época estudantil auxiliando-os a interagir com a sociedade. Um grupo com 18 alunos e duas professoras que participam do Game Superação – uma ferramenta pedagógica em forma de jogo para adolescentes de 14 a 18 anos, utilizada nas atividades de final de semana do programa Escola da Família – atuam no trabalho pedagógico.

A idéia de suprir a carência de alfabetização dos adultos do bairro surgiu no ano passado, quando a direção da escola identificou essa necessidade da comunidade. A oportunidade foi criada quando a equipe de profissionais do programa Escola da Família divulgou o Game Superação e convidou os adolescentes a participarem do novo projeto de alfabetização para a comunidade.

O Instituto Ayrton Senna, parceiro da Secretaria de Estado da Educação no programa Escola da Família, desenvolveu o jogo e assumiu o compromisso de preparar os educadores profissionais e os educadores universitários para trabalhar com essa forma inovadora de ensino-aprendizagem.

O jogo oferece aos jovens alunos a oportunidade de criar soluções para a melhoria da qualidade de vida na escola, na comunidade e no bairro. Além do aspecto teórico, os alunos são preparados para colocá-lo em prática.

A metodologia do projeto “Vivendo e Aprendendo” envolve avaliação diagnóstica dos alunos, atendimento individualizado, recortes e colagem.

O aluno Cristiano Geraldo de Oliveira, 17, gosta de participar do projeto. “Eu resolvi participar desse projeto para ajudar pessoas que não acreditavam no próprio potencial, mas que com a minha ajuda poderão ser especiais para o nosso País”, concluiu.

Luciane Salles