• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 17/05/2004
Últimas Notícias

Escola de Itatinga “viaja” pelo mundo através das bandeiras

Inserir a prática às aulas de História, Geografia e Ensino Religioso tornou-se uma tradição na Escola Estadual Professora Danuzia de Santi, na pequena cidade de Itatinga. Os educadores locais criaram […]

Inserir a prática às aulas de História, Geografia e Ensino Religioso tornou-se uma tradição na Escola Estadual Professora Danuzia de Santi, na pequena cidade de Itatinga. Os educadores locais criaram um megaprojeto para a confecção de bandeiras, que envolveu alunos dos ensinos Fundamental e Médio durante o ano de 2003.

A atividade se desenvolveu durante o ano e, enquanto as bandeiras eram confeccionadas, os alunos aprendiam o significado de seus símbolos, relacionando-os aos aspectos históricos, culturais e religiosos de cada estado ou país.

No total, 80 bandeiras foram hasteadas, inclusive todas as que representaram o Brasil no Império e na República, até a implantação da versão atual. Nenhum estado brasileiro ficou de fora dos trabalhos e, nesta verdadeira “viagem” pelos quatro cantos do país, os alunos acabaram conhecendo várias particularidades locais.

O projeto foi tão bem-sucedido que a Diretoria de Ensino de Botucatu, que abrange Itatinga, resolveu encampá-lo. Em junho, todas as escolas da região confeccionarão bandeiras relacionadas aos países que irão participar das Olimpíadas de Atenas, que serão realizadas em agosto próximo.

Após um desfile de cada país, representado pelos alunos e similar à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, haverá apresentação de danças típicas de várias nações. Também serão servidos pratos característicos destas regiões nesta festa que promete envolver toda a comunidade local.

Eugenio Goussinsky