• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 20/06/2014
Professores e Funcionários

Escola de Itu desenvolve trabalho sobre a Copa do Mundo em todas as disciplinas

O tema foi utilizado pela unidade escolar como uma oportunidade de aprendizado

A Copa do Mundo se transformou em uma oportunidade de aprendizado na rede estadual paulista. Na E.E. Professora Rosa Maria Madeira Marques Freire, localizada na cidade de Itu, os professores trabalharam com os alunos dos ensinos Fundamental e Médio o projeto Minha Escola na Copa.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Durante quatro meses, a proposta da unidade escolar foi levar o maior campeonato de futebol para as salas de aula e possibilitar a presença do tema nas mais diferentes disciplinas. Em História, por exemplo, os professores abordaram o contexto histórico dos países.  Em Geografia, bandeiras e mapas e em Ciências os recursos naturais dos países.

Cada classe ficou responsável por levantar dados e informações de um país diferente. Nessa fase, alunos e professores iniciaram a pesquisa e realizaram as mais diversas produções que variaram desde maquetes até confecção de bonecos em tamanho grande.

A escola também contou com palestras de atletas como o campeão sul-americano de supino, Edmur Mamute. O esportista falou sobre motivação e determinação no esporte e compartilhou experiências de vida. E para encerrar o projeto, a comunidade escolar se divertiu com um show de música sertaneja, característico do nosso país.

Copa do Mundo no currículo da rede

Em Educação Física, está previsto aulas que trabalhem atividades sobre princípios táticos e técnicos do futebol, além de aspectos como o “papel do torcedor”, “fair play”, “transmissão pela tevê”, “a história da Copa” e “futebol de várzea” para ampliar os conhecimentos dos alunos também sobre a teoria do esporte. Todos os tópicos são trabalhados em sala de aula.