quarta-feira, 05/09/2012

Escola de Nova Odessa celebra 50 anos com alunos e ex-alunos

ronograma de atividades de aniversário, comemorado amanhã, inclui apresentações artísticas, feira científico-cultural e desfile cívico A Escola Estadual Doutor João Thienne, localizada em Nova Odessa (122 km da capital), completa […]

A Escola Estadual Doutor João Thienne, localizada em Nova Odessa (122 km da capital), completa amanhã, 6 de setembro, 50 anos. Para marcar a data, a direção da unidade vai realizar uma série de atividades em comemoração ao jubileu de ouro, que acontecem até sexta-feira, 7 de setembro, com a presença de alunos e ex-alunos no desfile cívico alusivo ao Dia da Independência.

Criada pela lei nº 6.952, de 6 de setembro de 1962, a unidade foi a primeira instituição na cidade a oferecer o ciclo II do Ensino Fundamental (antigamente nomeada de Ginásio Estadual de Nova Odessa). Amanhã, às 19h, haverá uma sessão solene na unidade para celebrar seus 50 anos de fundação.

Na sexta-feira, 7 de setembro, a escola terá participação especial no desfile cívico da Independência, a partir das 9h. “Alunos e ex-alunos estão convidados a participar do desfile. A expectativa é que possamos reunir várias gerações para representar a memória de cada uma das cinco décadas da escola”, comentou a professora Maria Adélia Pasquot Kivitz, diretora da unidade desde 1985.

Vice-diretora da Escola Estadual Doutor João Thienne, a professora Ladyr Aparecida de Carvalho destacou a participação comunitária nos preparativos para a festa. “Todos nossos alunos estão agitados para as comemorações e tivemos o apoio da comunidade em geral para as atividades que estamos desenvolvendo. Todos estão ajudando bastante”, disse a vice-diretora.

Família na escola

Evandro Gaviolli, ex-aluno e pai de Amanda e Ana Jéssica, hoje estudantes da unidade, será um dos participantes do desfile de sexta-feira. “Sempre morei na cidade e é muito gratificante saber que minhas filhas podem estudar e desfrutar da mesma escola que frequentei quando novo”, disse.

Gemina Cardoso Alves, outra ex-aluna, também se emociona pelo fato de suas duas filhas frequentarem atualmente a escola em que ela e seus irmãos estudaram. “O Thienne é uma escola ótima e é muito bom saber que minhas duas filhas estudam no mesmo lugar que eu e meus irmãos frequentamos”, contou Gemina Cardoso Alves, mãe de Poliane e Paloma, hoje alunas da mesma instituição.

Ex- alunos

Alunos que passaram pela Escola Estadual Doutor João Thienne ao longo dos últimos 50 anos já marcaram presença nas celebrações. A dirigente regional de Ensino de Americana, professora Claudicir Brazilino Picolo, é uma delas. “Essa é uma escola bastante querida na região, onde estudei parte do Ensino Fundamental e as três séries do Ensino Médio”, contou a dirigente.

Quando estudava na escola nos anos 1980, a professora de educação física Rosângela Belinatti Moraes já imaginava como seria o seu futuro. “É uma satisfação participar da comemoração dos 50 anos da escola em que estudei e onde sempre quis lecionar. O Thienne é uma escola acolhedora, com uma ótima equipe gestora”, narrou a docente.

Hoje com 82 anos, Telma Minchin Magnusson integrou a primeira turma da escola estadual, em 1962, então com 32 anos, quando retomou os estudos ao lado da filha. “Em Nova Odessa não tínhamos o ginásio, como era chamado o ciclo II do Ensino Fundamental na época. Quando a escola abriu, voltei para a aula e eu e minha filha Marlene nos formamos juntas”, lembrou Telma.

O secretário municipal da Educação de Nova Odessa, Assis das Neves Grillo, também garantiu a presença nas festividades de amanhã e sexta-feira. “Fui aluno da Escola Estadual Doutor João Thienne nos anos 70 e atuei como professor de ciências nos anos 80. E meus dois filhos também estudaram lá. É uma instituição muito importante para a nossa cidade”, disse Grillo.