• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 28/06/2016
Alimentação Escolar

Escola de Penápolis cria horta para variar cardápio da merenda escolar

Unidade de ensino cultiva alimentos como horta, alface, rúcula, entre outros

Para tornar mais saudável a alimentação de alunos e professores, a E.E. Augusto Pereira de Moraes, unidade de Tempo Integral da região de Penápolis, criou uma horta para cultivar verduras e legumes. Os alimentos colhidos são utilizados na merenda escolar com o objetivo de tornar a alimentação de seus 280 estudantes mais saudável.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

No espaço, cuidado pelos próprios estudantes, plantam alface, rúcula, couve, cebolinha, salsinha, manjericão e também erva cidreira. Cabe as merendeiras da escola a colheita dos alimentos, quando estes estão prontos para serem consumidos. 

“Nossa horta nasceu por meio do Projeto Lapidar, no qual fazem parte do projeto crianças que apresentam problemas psicológicos, de relacionamento ou qualquer outro. E são essas crianças que cuidam da horta, com a supervisão dos alunos do Grêmio Estudantil, professores e direção”, explicou a vice-diretora da unidade, Cláudia Neves de Carvalho. 

“Começamos esse ano e já temos grandes resultados com a horta. Já fizemos a colheitas por umas duas ou três vezes”, concluiu. 

Horta Educativa nas escolas estaduais

Em 2013, a Educação assinou um termo de cooperação entre o Fundo Social de Solidariedade (Fussesp) e a Secretaria da Agricultura para a implantação do projeto Horta Educativa. O objetivo é ensinar conceitos de Educação Ambiental, Nutricional e Valorização do Meio Rural via Horticultura.

No acordo, o Fussesp coordena a execução do projeto fornecendo material de apoio como ferramentas, sementes, material pedagógico e didático para a implantação nas escolas. Já a Secretaria da Agricultura elabora o estudo de viabilidade das áreas nas quais são implementadas as “Hortas Educativas”, disponibilizando assistência técnica para assuntos relacionados ao projeto.

Por fim, cabe a Secretaria da Educação disponibilizar o cuidador da horta para cada unidade escolar e encaminhar ao Fussesp relatório das atividades executadas.