• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 30/09/2016
Ensino Médio

Escola de Piracicaba é patrimônio histórico e símbolo da educação no Estado

Prédio Centenário foi construído em 1897 e tombado pelo CONDEPHAAT em 2012

A E.E. Sud Mennucci, localizada em Piracicaba, conta com quase 120 anos de atividades dedicadas à educação. Fundada em 1897, como Escola Complementar de Piracicaba, o prédio foi tombada pelo CONDEPHAAT, em 2002. Sua arquitetura charmosa, com ares do neoclassicismo, é motivo de orgulho para todos os munícipes e foi eleito, este ano, um dos mais atrativos pontos turísticos de Piracicaba pelo voto popular.  

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Nossa escola registra as várias alterações pelas quais passou a educação brasileira, no meu caso, como professor de história, é como trabalhar vivenciando a memória histórica do local”, disse o diretor da escola, Ângelo Manoel Cobra.

De acordo com Cobra, desde 2016, a escola realiza atividades mensais com os alunos de conscientização sobre as condições físicas e preservação do edifício. “Esta é uma preocupação constante entre a equipe da escola e todos os alunos”, disse.

Desde 2012, a escola atende alunos do Ensino Médio e integra o Programa de Ensino Integral (PEI). Dentre as atividades realizadas, os destaques são os clubes juvenis, projetos da sala de leitura, disciplinas eletivas e outras ações que estimulam o protagonismo juvenil, características do PEI. “O foco na excelência acadêmica faz da nossa escola um difusor de saberes. Nossos alunos percebem a coesão da equipe e o carinho que temos para com cada um deles, transformando o ambiente escolar em espaço de convivência educacional e de construção dos projetos de vida”, disse o diretor.

Escolas centenárias

Um levantamento feito pela Educação mostrou que a rede estadual paulista tem 122 escolas centenárias. São unidades de ensino que fazem parte do patrimônio público e hoje abrigam estudantes que convivem com a arquitetura das décadas passadas e com parte da história dos municípios. Saiba mais aqui.