terça-feira, 05/07/2005

Escola de Rubinéia revitaliza biblioteca e recupera mil livros

A Escola Estadual Rubens de Oliveira Camargo, no município de Rubinéia, Diretoria de Ensino de Jales, restaurou sua biblioteca no primeiro semestre de 2005. As bibliotecárias Marileia Venâncio Inocêncio e […]

A Escola Estadual Rubens de Oliveira Camargo, no município de Rubinéia, Diretoria de Ensino de Jales, restaurou sua biblioteca no primeiro semestre de 2005. As bibliotecárias Marileia Venâncio Inocêncio e Neusa Maria da Silveira e cerca de dez alunos da escola reformaram o ambiente e restauraram cerca de mil livros.

O trabalho teve a parceria do programa Escola da Família, que abre as escolas estaduais à comunidade nos fins-de-semana e completa dois anos em agosto. Os alunos usaram temas marinhos e artigos de pesca, símbolos do município, para revitalizar o ambiente. Os alunos pintaram paredes, recuperaram móveis e deixaram a sala de pesquisas e leitura da escola mais clara, limpa e alegre.

Além de restaurar os mil livros que estavam em mau estado, o mutirão também reorganizou o acervo de cinco mil títulos para consulta mais fácil. Não só as crianças e adolescentes que são alunos da escola usufruem da biblioteca. A comunidade também pode retirar os livros fazendo empréstimos de uma semana.

A pintura da biblioteca foi feita aos finais de semana, como atividade do programa Escola da Família, e demorou três meses para ser concluída. Segundo a vice-diretora da escola, Elenice de Fátima de Oliveira, após a revitalização os alunos estão se interessando mais pelo novo espaço e pela leitura.

Renata Silva