• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 08/07/2020
Pais e Alunos

Escola de São Carlos é contemplada com kits da Lego para trabalhar a robótica com os estudantes

A unidade vai receber, sem nenhum custo, três kits de robótica da LEGO, além de conjuntos de peças para as montagens

A escola estadual Coronel Paulino Calos, localizada na cidade de São Carlos, se inscreveu e foi selecionada para uma missão da LEGO, que ajuda os professores a trabalharem a robótica com os estudantes durante quatro anos. A unidade escolar atende alunos dos anos iniciais, de 6 a 11 anos.

“Acho que a robótica faz parte da nossa vida, mas muita gente ainda não tem esse olhar. A criançada que está vindo agora precisa ter esse conhecimento e esse olhar tecnológico, se não ficam para trás. Temos que aproveitar essa fase em que as crianças estão com sede de conhecimento”, comenta a diretora da escola Rosangela Fornazieri.

Rosangela lembra que o trabalho de aprimoramento do ensino aprendizagem na escola é constante e fala do desempenho da unidade no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo. “Sempre procuramos trabalhar para atingir a meta do Idesp – no ano passado a nossa pontuação foi de 8.09 e a meta era 7.42. Pensando nesta evolução, nos inscrevemos para o concurso da LEGO porque preenchíamos todos os requisitos. Foi uma grande alegria termos sido contemplados”, diz.

Serão formadas três equipes de seis alunos para o trabalho de robótica da LEGO. Os interessados deverão preencher uma ficha de interesse, com autorização dos pais ou responsáveis, até o próximo dia 12 de julho.

“Montamos um formulário de inscrição de acordo com o edital da Olimpíada Brasileira de Robótica. Já que a inscrição da Olimpíada será em setembro, já vamos utilizá-la para as duas coisas. O projeto da LEGO será apresentado na Olimpíada Brasileira de Robótica”, ressalta a diretora.

A próxima edição do programa da LEGO vai trabalhar o tema do meio ambiente e, por conta da pandemia, a parte técnica começará a ser trabalhada de forma remota com os alunos.

A escola também vai participar do festival de robótica internacional FIRST®️ LEGO®️ League Jr, ainda sem data de inscrição definida. De acordo com a diretora, a unidade deverá se candidatar na categoria teórica, já que a parte prática será realizada de forma presencial, já com o material da LEGO. Da mesma forma acontecerá com a Olimpíada Brasileira de Robótica, ainda sem data definida para acontecer.