A E.E. Alexandre Fleming, da Diretoria de Ensino São João da Boa Vista, participa da 1ª edição da campanha “Aprender Para Prevenir” e recebe o certificado digital e o pluviômetro semiautomático, que será instalado na unidade. O Equipamento é de uso pedagógico e coletará e registrará os dados de chuva no local por até dois anos. As informações obtidas serão importantes para a prevenção de riscos de desastres como inundações, alagamentos, enxurradas, escorregamentos de terra, além de secas extremas.
Uma equipe da Cemaden, responsável por entregar os prêmios, esteve no local e realizou atividades com os professores da escola e integrantes do Grêmio Estudantil. Após a palestra, o pluviômetro foi montado com a ajuda dos alunos.
Em 2016, as escolas públicas de São Paulo foram convidadas a mostrarem as boas práticas desenvolvidas em educação socioambiental. Ao todo, 110 escolas aderiram a Campanha Aprender Para Prevenir, sendo 101 da rede estadual paulista, de 31 Diretorias de Ensino envolvidas. As unidades que participaram do concurso podem conferir o resultado aqui.
Sobre a Campanha
A campanha teve como objetivo promover a mobilização para intervenções, espaços de diálogo e construção de conhecimentos sobre Redução de Riscos e Desastres nas comunidades escolares, disponibilizando repertório, conteúdos e metodologias científicas utilizadas por órgãos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. E também mobilizar as escolas para a data internacional da redução do risco de desastres naturais, incentivar práticas pedagógicas e ações educativas voltadas à prevenção de riscos de desastres socioambientais, e mapear projetos e práticas pedagógicas realizadas na rede estadual de ensino do Estado de São Paulo.