quarta-feira, 04/12/2019
Boas Práticas

Escola de Sertãozinho participa de olimpíada de matemática na China

Alunos representaram a rede estadual numa das maiores competições do gênero

O cotidiano de um grupo de jovens da Escola Estadual Dr Isaias José Ferreira, em Sertãozinho, foi completamente mudado na última semana de novembro. Ao invés da sala de aula, os jovens visitaram edifícios gigantescos e tiveram contato com alunos do mundo todo num lugar bem distante do interior de São Paulo: a China.

De 21 a 25 de novembro, os jovens participaram da 10th World Mathematics Team Championship em Beijing. A competição é uma das maiores da categoria no mundo e reúne alunos do mundo inteiro para disputar várias categorias de provas e desafios. A escola participou de duas categorias: a avançada, voltada para alunos de 15 a 18 anos, e a intermediária, disputam alunos entre 12 e 15 anos.

A participação no evento se deu devido ao desempenho na Olimpíada Matemática Sem Fronteiras. O grupo de Sertãozinho foi composto por seis alunos e dois professores que se prepararam para as atividades junto com representantes de outros estados brasileiros. A boa notícia ficou pelo desempenho: foram duas medalhas, uma de prata e outra de bronze.

Um desempenho alto, considerando que o Brasil teve apenas um topo na competição.”Ficamos muito orgulhosos de ver os estudantes se organizando e tendo contato com outras culturas. Iniciativas assim são fundamentais para a aprendizagem e crescimento dos estudantes”, comemora Sonia Maria Brancaglion, coordenadora dos grêmios estudantis na Educação.

A única brasileira medalhista de ouro na categoria avançada, Adrieny Monteiro dos Santos Teixeira, diz que o desafio foi a rapidez da prova. “Foi bem difícil, pelo tempo e pelo nível de dificuldade. Você tem apenas 10 minutos para resolver oito questões, depois mais 10 pra fazer mais quatro, e assim vai. A ficha está caindo agora”.

O plano da escola é retomar o desempenho no ano que vem e continuar participando de competições assim. Mesmo que seja bem, bem longe de Sertãozinho.