segunda-feira, 21/11/2016

Escola de SP aplica simulados bimestrais para preparar alunos para o Saresp

E. E. Judith Guimarães dos Santos obteve índice de 7,91 no Idesp; número é superior à meta para 2030

Para poder preparar os alunos para as provas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), que tradicionalmente acontecem no mês de novembro, professores e gestores da E.E. Judith Guimarães dos Santos aplicam simulados bimestrais nos mesmos moldes da maior avaliação do Estado.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A proposta rendeu à unidade de ensino de Anos Iniciais um dos melhores índices no Idesp 2015. Com 7.91, a escola supera a meta estabelecida pelo Governo de São Paulo para 2030, que é de 7 pontos. “Os simulados são fundamentais para nós entendermos as dificuldades de nossos alunos. Fazemos a correção, avaliação e levantamento dos gráficos e, a partir disso, desvendamos quais são os pontos fortes e fracos”, afirma Alessandra Dias Faraone, coordenadora pedagógica da escola.

No dia do simulado, a escola utiliza o mesmo método aplicado no Saresp. As provas são acompanhadas por professores, que ficam em classes na qual não lecionam. “Os simulados de preparação para o Saresp são bem fáceis porque a professora ensina a gente, ela passa muita lição para que a gente possa se preparar para o que vai acontecer na prova”, conta o pequeno aluno Antonio Batista Alves Neto.

“A nossa educação vai sempre vir daqui. A gente vai sair daqui com uma aprendizagem muito boa porque os professores são muito bons”, destaca a estudante Vitória Gomes Moreira Sena.

Média histórica no Idesp

Em 2015, os alunos matriculados na rede estadual obtiveram média histórica no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo). Na última avaliação, todos os níveis de ensino avançaram. No ciclo 1 do Ensino Fundamental, o índice chegou a 5,25. No ciclo 2 do Fundamental, alcançou 3,06 (a meta para daqui a 15 anos é 6,0). No Ensino Médio, 2,25 (a meta é 5,0 em 2030).

Para o cálculo, a Secretaria une o resultado do Saresp (em provas de Língua Portuguesa e Matemática) a taxas de aprovação, reprovação e abandono.