• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 06/10/2015
Pais e Alunos

Escola da zona sul de SP realiza debate entre alunos nesta terça-feira (6)

Ação contará com a participação de aproximadamente 300 alunos

Na manhã desta terça-feira (6), um grande evento mobiliza alunos, professores e gestores da E.E. Jornalista David Nasser, localizada na zona sul de São Paulo. Com o objetivo de discutir temas referentes às questões hídricas que estão presentes na sociedade contemporânea, a unidade de ensino promoverá um debate “político” entre alunos da 2ª série do Ensino Médio.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para a atividade, alunos estarão vestidos com roupas sociais e munidos de informações, retiradas de meses de pesquisas em sala de aula e fora do ambiente escolar, para defender seus pontos de vista.

O formato das discussões se assemelhará aos debates políticos que estamos acostumados a assistir pela televisão. As equipes participantes começarão, cada uma, dando suas considerações iniciais. Em seguida, começam as perguntas e cada time terá direito a réplicas e tréplicas, de um a três minutos cada. Para encerrar, os participantes terão direito as considerações finais.

No total, participarão cerca de 300 alunos, entre participantes do debate, espectadores e três bancadas, uma para alunos, outra para professores e a última para gestores, que definirão o vencedor. Também foram convidadas duas escolas de fora para acompanhar a atividade, que acontecerá no pátio da unidade de ensino.

“Além de trabalharmos as competências de leitura e escrita, temos a meta de desenvolver a autonomia intelectual desses alunos que já estão perto do fim do ciclo na rede estadual, bem como fazê-los entender o aprendizado que adquirem, para que eles saiam da escola preparados para enfrentar o ambiente universitário e profissional”, revela Francisco Edmilson de Oliveira Sá, professor coordenador do Ensino Médio e um dos idealizadores da iniciativa.

Vigésima edição do evento

Este ano, a escola promoverá o 20º debate entre alunos. Em edições anteriores, temas como maioridade penal, eutanásia, entre outros, foram abordados. Preparar os alunos para o mercado de trabalho é um dos focos da atividade.

“Hoje em dia, muitos candidatos, principalmente a vagas de emprego, têm dificuldade de se expressar em apresentações em grupo, dinâmicas. Também tem a questão da fala e argumentação. Nesse sentido, tentamos prepara-los para este tipo de situação”, revela Francisco.