• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 24/03/2015
Boas Práticas

Em Suzano, escola cria horta sustentável para cultivar alimentos e economizar água

Ação acontece na E.E. Professor Tochichico Yochicava, que investe em conscientização ambiental

A E.E. Professor Tochichico Yochicava, localizada na cidade de Suzano, já se notabilizou por ser uma escola que se preocupa com a conscientização ambiental dos alunos e comunidade. Foi assim com o projeto Renove, por exemplo, que mudou o hábito dos moradores da região quanto ao uso do óleo de cozinha. Neste sentido, mais uma iniciativa relacionada ao meio ambiente tem feito sucesso na região.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Com o objetivo de utilizar com consciência a água e cultivar alimentos, a escola criou o projeto “Horta Hidropônica”, que consiste no plantio de alimentos, que são suspensos no ar por meio de calhas especiais. A ação funciona da seguinte maneira: nas canaletas, alunos e professores fazem o plantio de diversos vegetais, que são bombeados por duas caixas d´água. O próximo passo consiste na compra dos macro e micro nutrientes necessários para as plantas se desenvolverem. Esses nutrientes são misturados na água, que fica com um tom azulado, na quantidade necessária para determinada planta. “Nossos professores trabalham questões que envolvem história da agricultura e cálculo para saber a quantidade exata de nutrientes que cada planta precisa para crescer. Toda essa pesquisa se dá pela internet”, conta a diretora da unidade, Ana Maria Gonçalves Dieguez.

“Em média, colhemos 200 pés de alface em 32 dias de plantio, por exemplo. Também plantamos outros tipos de alimentos. Isso varia de acordo com o gosto dos alunos”, afirma a diretora.

Segundo o professor de história Erry Ailton Silva Ferreira, o projeto é importante, principalmente, por ajudar a criar uma consciência ambiental nos alunos. Além disso, o educador revela que cuidar da horta mexe com seu estado de espírito. “É gostoso vir aqui para revisar as canaletas, solução nutritiva e outros. Eu faço por prazer. Já vim aqui até no dia de Natal para cuidar da horta”, afirma o professor, que também é técnico agrícola.

Em 2015, o plantio recomeçou em março, já que os alunos e professores estavam limpando as calhas e arrumando o local novamente para o plantio dos alimentos.

Ação utilizou o Prodesc

As calhas especiais para criar a Horta Hidropônica foram compradas por meio do programa de Projetos Descentralizados (Prodesc), da Secretaria da Educação, que custeia ações de boas práticas desenvolvidas nas escolas da rede. O cadastro para receber o incentivo é realizado uma vez ao ano por meio do sistema GDAE.