• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 07/12/2015
Boas Práticas

Escola de Suzano realiza festival com apresentação de trabalhos sobre a Língua Inglesa

Ação aconteceu na E.E. Professora Benedita de Campos Marcolongo

Com o objetivo de proporcionar aos estudantes a oportunidade de divulgar trabalhos desenvolvidos por meio do projeto-piloto Early Bird, desenvolvido pela Educação em parceria com o Ministério da Educação e Cultura da Holanda, a E.E. Professora Benedita de Campos Marcolongo, localizada na cidade de Suzano, município de São Paulo, realizou na última sexta-feira (4), o “First Festival of Early Bird Project at Benedita de Campos Marcolongo State School”, festival que contou com a apresentação de trabalhos da disciplina dos alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Ao todo, cerca de 144 pessoas, entre pais, alunos e gestores da escola, participaram do evento. Foram apresentados teatros com fantoches além de corais, todos em inglês e seguindo o tema do evento, que foi o Natal. O objetivo do evento foi finalizar as ações que envolveram o projeto ao longo de 2015 na unidade de ensino.

“Esse primeiro festival que fizemos foi importante para que estes alunos tenham base e noção sobre uma nova língua, principalmente quando seguirem para o próximo ciclo de ensino. Com certeza isso irá colaborar muito para o aprendizado deles”, revela Rosangela Zaguin Cardoso, professora coordenadora na unidade de ensino.

Inglês nos Anos Iniciais

O projeto-piloto Early Bird começou no final do ano de 2013 em 10 escolas da rede estadual, entre as quais, a E.E. Professora Benedita de Campos Marcolongo. “Para a escola o evento foi importante, principalmente porque propiciou aos pais uma experiência única com a Língua Inglesa. Recebi inúmeros depoimentos de pais que falaram que seus filhos falam e cantam em inglês em todos os lugares, inclusive quando vão ao mercado e estes os ensinam tudo sobre a língua. Sem contar, é claro, no aprendizado dos alunos”, afirma Marcia Buto, professora coordenadora do Núcleo Pedagógico de Língua Estrangeira da Diretoria de Ensino de Suzano.

Com metodologia diferente, desenvolvida pela Universidade de Ciências Aplicadas de Roterdã (RUA), em parceria com a Educação, a iniciativa acontece, atualmente, em 56 escolas estaduais do Estado de São Paulo e tem como objetivo introduzir o ensino de Língua Inglesa no currículo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, mediante aplicação de metodologia específica, “Early Bird”, na qual o professor, por meio de atividades diferenciadas, desenvolve o tema selecionado, possibilitando condições de domínio das habilidades de escutar, compreender e falar o Inglês.