quarta-feira, 16/11/2016
Boas Práticas

Escola de Taubaté conquista prêmio por ação voltada à ecologia

Premiação foi feita pela Câmara Municipal da cidade

Foi por pensar no meio ambiente e na alimentação saudável de seus alunos que professores e gestores da E.E. Dr. José Marcondes de Mattos conquistaram, neste mês, um certificado de honra ao mérito pelo trabalho desenvolvido em sua horta sustentável.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O reconhecimento veio da Câmara Municipal da cidade de Taubaté, onde está situada a unidade de ensino de Tempo Integral. A ação também fez parte das comemorações à semana do Meio Ambiente, que tradicionalmente ocorre entre o final de maio e o início de junho.

“O tema foi ecologia. Premiaram uma escola de Ensino Fundamental, uma de Médio, que foi a nossa, além de uma universidade da região”, destaca Cristiano de Cristo Gomes, professor de biologia e um dos criadores da horta.

Produção de alimentos sem agrotóxicos e sistema de irrigação automática

A premiação da escola não foi por acaso. Na unidade de ensino, os alunos têm a oportunidade de acompanhar todo o processo que envolve a plantação de determinada muda. “Compramos sementes e as plantamos no laboratório. Quando começam a nascer as mudas, as colocamos numa espécie de berçário e, em seguida, as levamos para a plantação na horta”, destaca o educador, que também conta com a ajuda dos professores Francisco Correa Neto, de Geografia, e Carlos Alberto Carvalho da Silva, de Educação Física.

No espaço, são plantadas mudas de alface, morango, couve, repolho, salsinha, cebolinha, entre outros alimentos. Mas o grande diferencial está no sistema de irrigação automático. “Funciona por meio de uma mangueira de gotejamento, que leva a água diretamente para a raiz da planta, evitando o acumulo do líquido no espaço. É tudo feito com tempo cronometrado”, destaca Cristiano.