segunda-feira, 23/01/2006

Escola de Tempo Integral chega para os alunos da cidade de Piracaia

Ao todo, serão 200 alunos estudando dentro do novo horário A Escola Estadual João de Moraes Góes, na cidade de Piracaia, já está pronta para receber os 200 alunos que […]

Ao todo, serão 200 alunos estudando dentro do novo horário

A Escola Estadual João de Moraes Góes, na cidade de Piracaia, já está pronta para receber os 200 alunos que a partir de fevereiro vão estudar das sete às 16h10. Esse foi o cenário que o secretário adjunto de Educação do Estado, Paulo Barbosa, encontrou na cidade durante as visitas que tem feito às escolas que vão participar do programa Escola de Tempo Integral. Barbosa foi explicar à comunidade local como vai se desenvolver o projeto que se estende a 500 unidades de ensino em todo o estado, reafirmando a política de uma educação de qualidade. Além da Moraes Góes, também a EE Renato de Azevedo Rezende, na cidade de Atibaia, integra o projeto e ambas pertencem à Diretoria de Ensino de Bragança Paulista.

Uma exposição de fotografias e do artesanato produzido pela comunidade que freqüenta o Programa Escola da Família na EE Moraes Góes mostrou ao secretário adjunto os resultados do envolvimento das pessoas da cidade com uma linguagem mais participativa da educação. Paulo Barbosa confirmou que a resposta da comunidade às atividades nos fins de semana “é a concretização de um sonho, é a certeza de que estamos conseguindo despertar na escola o senso de pertencimento que faz desse espaço um lugar de todos”.

Essa ligação com o ambiente escolar, no entender do secretário adjunto, vai ficar ainda mais fortalecida com a Escola de Tempo Integral, “que vai receber as crianças para estudar, lanchar, almoçar e aprender dinâmicas de empreendedorismo. O nosso compromisso é formar integralmente esse aluno para que ele construa valores essenciais de cidadania. Isso só será possível com a colaboração e a dedicação de professores, diretores e participantes das atividades que são organizadas e oferecidas dentro da realidade dessa comunidade”, explicou Paulo Barbosa.

Escola da Família no município

Ao convite feito por Paulo Barbosa, “de sonhar esse sonho de qualidade com a gente”, a prefeita Terezinha das Graças Silveira Peçanha garantiu total adesão, “porque sabemos que educação é coisa séria e nossa cidade recebe de braços abertos o novo projeto. Além de Escola de Tempo Integral em Piracaia, estamos também assinando o convênio para implantar o Programa Escola da Família em três escolas do município”.

A motivação dos habitantes de Piracaia podia ser conferida nos trabalhos apresentados pela educadora profissional do Escola da Família, Janaína Rúbio Gouveia, confeccionados nas oficinas de bordado, pintura, fuxico e biscuí. Outros eventos dentro das 111 atividades já implantadas, como as Feiras do Livro, das Profissões, do Projeto Educando pela Diferença e da Campanha do Agasalho, estavam documentados na exposição de fotografias.

Acompanhado pelo dirigente de ensino de Bragança Paulista, Adílson Moreira Condesso, da diretora da EE Moraes Góes, Elenice Baptista Dahy, e autoridades locais, o secretário adjunto conheceu também a Igreja Matriz de Santo Antônio da Cachoeira, que se distingue por ser a segunda no mundo a ter o teto pintado com os rostos de todos os papas, de São Pedro até João Paulo II. A outra igreja com esse destaque é a de São Paulo Apóstolo, em Roma. A de Piracaia é obra do artista Antônio Navickas.

A escola secular de Joanópolis

Única escola estadual da cidade de Joanópolis, a EE João Ernesto de Figueiredo é um espaço que convida a entrar e ficar. Cercada pelo perfume dos pés de magnólia, com jardins bem cuidados e salas com assoalho de madeira, a escola é o retrato de um tempo que se moderniza nas atividades que oferece. Um exemplo de modernidade, conferido pelo secretário adjunto Paulo Barbosa na visita que fez ao município, é o movimento gerado pelo Programa Escola da Família.

Contando com três universidades parceiras e a dedicação de 119 educadores universitários, a João Figueiredo já registra 87.784 participações e tem na sala de informática um dos espaços mais concorridos, com 12 máquinas em funcionamento. Daniela Caetano de Melo é universitária bolsista pela Faculdade de Química da Universidade São Francisco, de Bragança Paulista, desde fevereiro de 2004, e na manhã de sábado, 21 de janeiro, orientava os pequenos às voltas com a linguagem virtual. Além das aulas de reforço de Química, ela também auxilia nas aulas de Inglês para os menores, que depois vão para a cozinha praticar na padaria artesanal o que aprenderam das novas palavras. Mais ou menos como fazer pão em inglês.

A visita do secretário adjunto de Educação se estendeu à Escola Municipal Vicente Camargo Fonseca, que recentemente aderiu ao Programa Escola da Família. Na oportunidade, uma oficina de dança do ventre movimentava o pátio da escola, que já conta com cerca de 100 participantes nos finais de semana, conforme informou a educadora profissional Maria Helena Nogueira Fanti. Segundo ela, a comunidade também já está envolvida com as atividades e “já temos conseguido fazer aqui almoço patrocinado pelos supermercados da região e também o café da manhã para as crianças”. Outra colaboração que tem sido importante para a comunidade é a da psicóloga Cláudia Lessi, que tem feito palestras para as crianças e adolescentes, abordando temas sobre o convívio social.