Encontro entre diretores, supervisores e coordenadores pretende explicar como o projeto deve funcionar na prática
Ampliar, expandir, estender, redimensionar e enriquecer a estrutura da escola sem perder de vista o que já foi conquistado. Estes são os principais pontos do Projeto Escola de Tempo Integral, lançado este ano pela Secretaria de Educação em 514 escolas do Estado.
Para saber como o projeto deve funcionar na prática, os diretores das escolas que sediam o novo formato educacional estarão reunidos até a próxima quarta-feira, dia 8, no Hotel Monte Real, em Águas de Lindóia. Além deles, 90 supervisores de ensino também participam do encontro.
Objetivos
A idéia do encontro é apresentar e capacitar os integrantes das escolas e diretorias de ensino para que conheçam melhor as oficinas, atividades educacionais e culturais que fazem parte da nova matriz curricular em 121 escolas da Capital e Grande São Paulo e 393 do Interior.
Abertura dos trabalhos
O primeiro dia foi marcado por debates, palestras e oficinas com os coordenadores do projeto, profª Sônia Silva, da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp), profª Edna Matos, da Coordenadoria de Ensino da região Metropolitana da Grande são Paulo (Cogsp), e profº Elcio Antônio Selmi, da Coordenadoria de Ensino do Interior (CEI).
Na palestra com Antônio Carlos Gomes da Costa, o educador e pedagogo ressaltou a importância das Escolas de Tempo Integral, dando como exemplo a aplicação dos fundamentos da Grécia Antiga no cenário atual. “A Escola de Tempo Integral é a exceção de hoje que se transformará em regra feliz amanhã”, revelou Costa.
Primeiro ano
As 514 Escolas de Tempo Integral começaram a funcionar este ano. Os alunos entram às 7 horas da manhã e saem às 16h10. São oferecidas três refeições na escola: lanche pela manhã, almoço e lanche à tarde. A maior mudança, ocorrerá dentro da sala de aula.
Mais de 9 horas de aprendizado
Pela manhã, matérias de todas as disciplinas do currículo, inclusive Educação Física e Educação Artística. À tarde, oficinas culturais com atividades artístico-culturais (dança, música, teatro e artes plásticas), atividades esportivas (várias modalidades, além de atletismo, ginástica, xadrez e jogos cooperativos), orientação à pesquisa e aos estudos, resolução de problemas matemáticos, hora da leitura, informática, práticas em salas ambiente de ciências físicas e biológicas, práticas de educação ambiental e qualidade de vida, que incluem Lien ch’i e meditação.
A rotina diária incluirá, ainda, língua estrangeira moderna e filosofia (para trabalhar ética com crianças e a arte de conviver bem, estimulando o respeito e valores morais), além de atividades para desenvolver uma cultura de empreendedorismo e estímulo ao protagonismo juvenil.
Acompanhe a programação:
Dia 06
9h00 – Recepção e credenciamento
9h30 – Abertura – A Escola de Tempo Integral: Novos Tempos
11h00 – Palestra: O Jovem na Escola de Tempo Integral
Prof. Antonio Carlos Gomes da Costa
12h30 – Almoço
14h00 – Oficina – Discutindo a Escola de Tempo Integral
18h00 – Encerramento das atividades do dia
Dia 07
8h30 – Apresentação – Programa SuperAção Jovem
9h30 – Vivenciando as Oficinas Curriculares
13h00 – Almoço
14h30- Vivenciando as Oficinas Curriculares
18h00 – Encerramento das atividades do dia
Dia 08
8h00 – Oficina – Caminhos para a implementação da Escola de Tempo Integral
10h30 – Café
11h00 – Oficina – Caminhos para a implementação da Escola de Tempo Integral
13h00 – Lien Ch’i e Meditação
14h00 – Encerramento do encontro
Profa. Sonia Maria Silva
Coordenadora da CENP
14h30 – Almoço de confraternização