quarta-feira, 03/08/2005

Escola do Interior de SP resgata época de ouro do Rádio brasileiro

Alunos da E.E. Dr. Luiz Zacharias de Lima, da Diretoria de Jaboticabal, homenageiam o programa César de Alencar na Rádio Nacional do Rio de Janeiro Quando, em 2003, os alunos […]

Quando, em 2003, os alunos da escola estadual “Dr. Luiz Zacharias de Lima”, começaram a desenvolver o projeto que tinha como objetivo resgatar a memória de um dos mais famosos programas musicais do rádio brasileiro, não imaginavam que a homenagem acabaria sendo um prêmio para eles mesmos. Com o tema “A Era do Rádio – Programa César de Alencar” os alunos se inscreveram para participar da Gincana da Cidadania. Venceram a fase municipal e a regional, organizada pela Diretoria de Ensino de Jaboticabal. Mas, na etapa seguinte, em Ribeirão Preto, o grupo, formado por 43 alunos, não conquistou o primeiro lugar. Chegou em segundo.

Não foi o suficiente para tirar o ânimo dos alunos. Afinal, o desempenho do grupo foi de tal forma reconhecido pelo público que logo a fama dos meninos e meninas se espalhou pela região e a peça começou a ser requisitada para se apresentar em escolas e faculdades. Já com o apoio da Prefeitura de Monte Alto, a escola ganhou um parceiro decisivo: a Diretoria de Cultura da cidade, que gravou uma fita em vídeo com a apresentação do grupo e a encaminhou para a Rádio Nacional, no Rio de Janeiro.

Na mosca! O convite não demorou e pedia que o grupo se apresentasse no dia 29 de julho último no teatro em cujo palco desfilaram os mais brilhantes expoentes da música popular brasileira. Entre estes, atrizes como Carmélia Alves, Ademilde Fonseca e Ellen de Lima. E, surpresa! Na apresentação para o seleto público convidado pela direção da Rádio Nacional, eis quem sobe ao palco para contracenar, cantar e dançar com os alunos/atores da escola estadual de uma pequena cidade do interior paulista: elas mesmas, Ademilde, Ellen e Carmélia, as famosas Cantoras do Rádio, como ficaram conhecidas em todo o país.

Foi um momento inesquecível para os alunos da E.E. Dr. Luiz Zacharias de Lima. Mas, não último. O grupo foi convidado para voltar ao mesmo palco, dessa vez em audiência ao vivo que poderá ser sintonizada em todo o país pelas ondas da Rádio Nacional – 1130 AM. E, quem sabe, o prêmio por tanta dedicação possa ser algo mais do que o passeio cultural em que foram apresentados à Cidade Maravilhosa.