• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 28/11/2016
Boas Práticas

Escola do município de Iacri é destaque em congresso de iniciação científica

Alunos fizerem projetos voltados à sustentabilidade e preservação do meio ambiente

Dois projetos de alunos da E.E. Sylvio de Giulli, unidade de ensino localizada no município de Iacri, fizeram sucesso no congresso de iniciação científica do Centro Universitário de Adamantina (Unifai), realizado entre os dias 17 e 21 de novembro. Um dos trabalhos, desenvolvido pelas estudantes Giovanna Salvador Pessoa e Alana Aparecida Prado, teve como foco diminuir o impacto causado no meio ambiente pelo descarte irregular de pilhas.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“O nosso município é pequeno, só tem um ponto de coleta. Então primeiro divulgamos o projeto na escola, que é a única com Ensino Médio e Fundamental na cidade, e logo depois apresentamos no comércio. Conseguimos fazer o descarte corretamente e conscientizar a população da melhor maneira”, destaca Giovanna.
Para desenvolver a atividade na escola, as alunas, em parceria com o Grêmio Estudantil, montaram postos de coleta de pilhas na unidade de ensino, no comércio da cidade e em outras escolas estaduais próximas.

“Arrecadamos cerca de 15 quilos de pilha. Mandamos e-mails para os fabricantes das pilhas e eles nos retornaram informando que mandariam uma empresa buscar os materiais. Com isso ajudamos o meio ambiente”, concluiu a estudante.

Condicionador com ar artesanal

Além do projeto das duas alunas, outra iniciativa que se destacou foi do estudante Gabriel Andreassa, do Ensino Fundamental. O adolescente criou um ar condicionado caseiro, utilizando materiais como isopor, garrafas com água congelada, tubo de PVC e um ventilador.

“A garrafa de água fica dentro do isopor. Com isso o ventilador impulsiona o ar bem gelado, que sai na ponta do cano. É um ar condicionado de baixo custo, que gasta pouca energia e que qualquer pessoa pode fazer”, conta Gabriel.

Em 2014, o aluno também se destacou no mesmo congresso, mas com a criação de uma pinça robótica feita com materiais reaproveitados. “Foi muito bom participar do congresso e compartilhar a minha ideia com outros estudantes”, destaca o jovem.