• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 03/11/2016
Boas Práticas

Escola do município de Olímpia promove mostra com trabalhos científicos dos alunos

Atividade aconteceu em setembro, na E.E. Dona Anita Costa

Ciência e cultura estão presentes na vida de todos nós. É a partir dos dois temas que surgem explicações e descobertas de tudo o que envolve a sociedade. Essa premissa fez com que a E.E. Dona Anita Costa, situada no município de Olímpia, realizasse a 1ª Mostra Científica e Cultural.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

No evento, realizado no mês de setembro, alunos e professores puderam expor os trabalhos criados e desenvolvidos na escola para toda a comunidade. “O objetivo desse evento foi fomentar o protagonismo juvenil e estimular os estudantes a aguçar o interesse pela ciência”, destaca Eduardo Silva dos Santos, professor-coordenador da unidade de ensino.

Dentre os inúmeros trabalhos desenvolvidos, três foram destaque na mostra: braço robótico e sistema de iluminação inteligente, ambos com a utilização da plataforma de prototipagem arduino, além de apresentações sobre o Modernismo, importante movimento literário do século 20. Todos foram escolhidos como destaque pela banca examinadora da mostra.

“A banca foi composta por professores-coordenadores da Diretoria de Ensino e por membros da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer e de Educação aqui do município”

Concurso da NASA convida alunos da rede estadual a serem arquitetos espaciais

Como seria viver em uma estação espacial do futuro? A NASA (Agência Espacial Americana) convida os 3,8 milhões de alunos da rede estadual paulista a desenvolverem projetos detalhados de estações espaciais futuristas e assentamentos orbitais como casas permanentes e até mesmo elaborar jogos e esportes que podem ser praticados em gravidade zero. Podem participar estudantes com, no máximo, 18 anos de idade.

Para concorrer, alunos do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais devem produzir um desenho. Os demais ciclos devem apresentar os projetos de construção detalhada em forma de pesquisa, ensaios literários e até mesmo maquetes. O intuito é que, por meio da pesquisa, os alunos possam desenvolver sua criatividade e interesse pela área de ciência e tecnologia. Os trabalhos devem ser enviados até 1º de março de 2017.

Clique aqui e participe do concurso.