quinta-feira, 20/05/2004

Escola em Barra Bonita mobiliza alunos para a redução no consumo de água

A Escola Estadual Camilo Sahade, que fica no município de Igaraçu do Tietê, região de Barra Bonita (Diretoria de Ensino de Jaú), deu início no mês passado ao Projeto Água, […]

A Escola Estadual Camilo Sahade, que fica no município de Igaraçu do Tietê, região de Barra Bonita (Diretoria de Ensino de Jaú), deu início no mês passado ao Projeto Água, onde o objetivo é conscientizar os alunos e a comunidade sobre o problema da escassez da água.

Dentro de uma abordagem multidisciplinar, os alunos do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) elaboraram e confeccionaram panfletos informativos e educativos e distribuíram para toda a comunidade do bairro onde a escola está localizada, conscientizando todos sobre a importância de se evitar o desperdício de água. Juntamente com os professores e a direção da escola visitaram 1.137 residências.

Os alunos do Ensino Médio fizeram um levantamento (leitura da conta de água) para verificar quantos litros os moradores gastaram no mês de março. No próximo mês, eles vão retornar às residências para verificar se houve redução do consumo, e fazer um comparativo.

Ao término do trabalho, as três famílias que obtiverem maior redução do consumo serão premiadas, numa parceria realizada entre escola e o SAAEIT (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Igaraçu do Tietê).

No dia 30 de abril deste ano, os responsáveis pelo programa (direção, professores e alunos da escola) participaram do I Simpósio Regional sobre o Combate ao Desperdício de Água e Novas Tecnologias de Medição, realizado no Teatro Municipal de Igaraçu do Tietê. Trinta prefeitos da região, além de empresários e diretores de autarquias, participaram do evento. A idéia foi propagar o projeto para que ele se desenvolva em outras cidades da região.