• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 23/09/2003
Últimas Notícias

Escola em Carapicuíba também é exemplo para o 3.º Prêmio Escola Voluntária

A EE Dep. Salomão Jorge, localizada numa das regiões mais carentes da Grande São Paulo, é uma das finalistas O Projeto Cidadania em Ação, criado pela EE Deputado Salomão Jorge, […]

A EE Dep. Salomão Jorge, localizada numa das regiões mais carentes da Grande São Paulo, é uma das finalistas

O Projeto Cidadania em Ação, criado pela EE Deputado Salomão Jorge, em Carapicuíba, é um dos dez finalistas do 3.º Prêmio Escola Voluntária – programa criado em 2001 pela Rádio Bandeirantes em parceria com a Fundação Itaú Social, para premiar escolas que desenvolvem projetos sociais com a participação dos alunos. “Transformar o conhecimento em prática é o que o Projeto Cidadania em Ação está fazendo com seus alunos. Eles se tornaram gestores e voluntários para trabalhos sociais”, explica Haydee Regina Telfino, diretora da escola.

Aulas de informática, pintura em tela e serviços gerais, como preparação de currículo, balcão de empregos e consultas à legislação, estão disponíveis para a comunidade da região. Essas atividades fazem parte do “Aqui Tem”, um dos subprogramas do projeto, que visa a formar alunos, principalmente do Ensino Médio, como gestores de serviços para a comunidade.

Além de grupos de dança, teatro, banda, fanfarra e coral, que têm a participação de todos da escola e desenvolvem a auto-estima dos alunos, a comunidade também participa de atividades como a “Festa Junina Comunitária” e o “Natal da Comunidade”, desenvolvidos pelos estudantes. Para a realização da Festa Junina, a escola conta com parcerias e doações para que a festa seja totalmente gratuita para os moradores, com apresentações de dança e comidas típicas. No Natal do ano passado, a escola arrecadou 400 cestas básicas que foram distribuídas para famílias carentes, além de uma surpresa para as crianças, a chegada do Papai Noel de helicóptero, algo nunca visto pelos moradores da região.

No último dia 12, a escola parou suas atividades para ouvir, pelas caixas de som instaladas no pátio, o programa veiculado pela Rádio Bandeirantes, que falava sobre a experiência destes trabalhos escolares. “Os alunos ficaram emocionados e orgulhosos de estudar nessa escola e de ter seu trabalho reconhecido”, conta a diretora. A gravação do programa na Rádio Bandeirantes também faz parte do prêmio Escola Voluntária para as 10 primeiras colocadas.

A escola é uma das cinco estaduais que estão concorrendo ao Prêmio Escola Voluntária. As três primeiras colocadas ganharão computadores e a escola vencedora, uma viagem de 7 dias para a equipe representante a algum lugar do Brasil onde exista um trabalho social exemplar.

Cristiane Agonio