• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 21/05/2019
Boas Práticas

Escola em Osasco incentiva protagonismo juvenil por meio de desenho

Participação em concursos pontua tradição da escola em estimular o protagonismo e imaginação

Uma das formas mais antigas de arte humana, o desenho é também uma poderosa ferramenta de expressão. É por rabiscos e linhas que crianças normalmente se expressam, até tomarem consciência de alguns temas e elaborarem rabiscos mais complexos, como o popular “sol entre montanhas” e desenho dos pais e familiares.

Na E. E. Armando Gaban, em Osasco, o desenho é utilizado também como ferramenta de protagonismo juvenil. Por meio de concurso de desenhos internos e participação nos concursos em parceria com a Educação, alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio são convidados a fazer desenhos mais complexos, seja de reprodução ou de criação artística baseada em um tema.

“Temos uma tradição de estimular os alunos a participarem de concursos para estimular o protagonismo deles. Os trabalhos desenvolvidos foram excelentes”, pontua o professor José Rodrigues. Segundo ele, a escola vem enviando diversos trabalhos para concursos de desenho e, na última sexta, conclui a participação com diversas obras para o Concurso de Desenho Toyama 2019.

O tema do concurso foi ‘As Carpas na Cultura Japonesa’, e os trabalhos desenvolvidos na E. E. Armando Gabam seguiram o tema, com pesquisas e discussões interdisciplinares sobre o significado do animal na milenar cultura oriental. As carpas simbolizam força, coragem e persistência. Numa fábula chinesa, ela escala um rio e se transforma num dragão ao final da trajetória.

O desenho estimula a capacidade de interpretar, imaginar e produzir significados por parte dos alunos. Também funciona como um meio de traduzir o fluxo do pensamento nos jovens em um formato entendível e aplicável. “O desenho se torna mais expressivo quando existe uma conjunção afinada entre mão, gesto e instrumento, de maneira que, ao desenhar, o pensamento se faz”, frisa a artista plástica e estudiosa Edith Derdyk.

Concursos de desenho estão abertos para a rede

Diversos concursos de desenho estão com inscrições em andamento. O concurso “Escola em Quadrinhos”, promovido pela Educação em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa, tem como ponto de partida a obra do cartunista para o desenvolvimento de obras livres e de reprodução. Já o 11º curso de Desenho e Redação é direcionado a estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio e fomenta o debate e reflexão sobre temas como cidadania e ética por meio da ilustração.