• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 21/02/2020
Boas Práticas

Escola em Valparaíso promove passeata de conscientização sobre a dengue

Mais de 200 alunos, junto de professores e diretoras, participaram da iniciativa

Para os 25 mil habitantes de Valparaíso, no noroeste de São Paulo, combater a dengue é uma prioridade. A cidade registrou mais de 600 casos em 2020, e escolas da região preparam iniciativas para conscientizar a população sobre os riscos da doença e as medidas de prevenção que podem ser tomadas.

Uma dessas iniciativas aconteceu no dia 14 de fevereiro na Escola Estadual Professor David Golia. A equipe gestora da unidade teve a ideia de organizar uma passeata pelas ruas da região, com cartazes e panfletos para criar um espaço de prevenção e tomada de medida contra a doença.

“Nossa escola tem o papel de ensinar nossos alunos a serem bons cidadãos e a lutar pelos seus direitos e cumprir seus deveres, e um deles é ser um exemplo à população no combate à dengure”, ressalta a diretora da escola, Sandra Cristina Rombi Davi.

A iniciativa foi feita de modo interdisciplinar, com a colaboração de diversas professoras e matérias. As professoras de Ciências Vivian Juliati Lourenço Teixeira e Juliana Paula Cândido Matias Ferreira e Costa trabalharam o tema em sala de aula a partir de aulas que renderam cartazes que foram levados aos alunos. Em Arte, a professora Fabiana Mamede confeccionou máscaras com os alunos.

Também foi construída uma fantasia do mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da dengue. A iniciativa foi supervisionada pela professora da Sala de Leitura, Elaine Mieko Kubo Ferreira, que contou com a ajuda de seus alunos parceiros. “O estudante Kauan Siqueira foi quem desfilou fantasiado e se destacou nas atividades, que contou com o respaldo de todos os professores”, pontua Elaine. Veja a fantasia ao lado.

Cerca de 200 alunos, além de professores e diretores, participaram do evento, que tomou uma manhã inteira da sexta-feira. A iniciativa teve a  parceria com a Secretaria da Saúde de Valparaíso, que forneceu material didático como folhetos informativos; e da Polícia Militar, que apoiou a iniciativa acompanhando a passeata. A escola pontua que quer repetir a ação ao longo do ano.