• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 05/07/2004
Últimas Notícias

Escola ensina que prevenção é o melhor remédio

De acordo com relatório divulgado no último dia 25, pelo Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e os Crimed, 185 milhões de pessoas consomem drogas ilícitas no mundo todo. Pensando […]

De acordo com relatório divulgado no último dia 25, pelo Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e os Crimed, 185 milhões de pessoas consomem drogas ilícitas no mundo todo. Pensando nesses e outros problemas que atingem a juventude, a EE Durval Evaristo dos Santos, de Itaquaquecetuba, transformou a ultima semana de junho na “Semana da Prevenção”.

O objetivo da “Semana da Prevenção” foi orientar os alunos sobre problemas que normalmente não são discutidos em outros ambientes, pois são considerados “tabus”. Cientes de sua responsabilidade de formar cidadãos capazes de reagir a situação em que vivem, os professores e a direção da escola paralisaram a escola nos dia 24 e 25 de junho para realização da “Semana da Prevenção”.

Na quinta-feira, dia 24, os alunos apresentaram peças teatrais, paródias, danças e corais. A realização das atividades faz parte do projeto ‘Prevenção Também Se Ensina’, organizado pelo coordenador do turno diurno da escola, Robson do Espírito Santo. Com a iniciativa, a escola conseguiu a atenção e simpatia dos alunos, pais e comunidade que entenderam a importância do projeto. “Usamos slides, jogos interativos e cartazes, confeccionados pelos próprios alunos, fotos e um documentário sobre a questão do aborto. Também abordamos a questão das doenças sexualmente transmissíveis que ainda são um desafio”, comentou.

Fitas de vídeo do projeto “Tá na Roda uma Conversa Sobre Drogas”, da Secretária Estadual de Educação em parceria com a Fundação Roberto Marinho, foram apresentadas aos alunos. Cada fita VHS continha mais de um documentário, com grande número de informações sobre o consumo de drogas. Além disso, um debate entre estudantes foi realizado para que os temas do projeto fossem amplamente discutidos. A programação também foi reforçada com palestras de especialistas das áreas de segurança e saúde.

“Toda essa mobilização resultou numa repercussão positiva, porque vários alunos já parabenizaram os professores e a direção pelo trabalho desenvolvido. A escola contou com a presença de um grande número de pais de alunos e comunidade” afirmou Robson.

A situação social que o país enfrenta também foi incluída como um dos temas da Semana da Prevenção. A preocupação dos professores foi de discutir as questões sem esquecer o contexto social, trabalhando com causas e efeitos. Os organizadores dos debates e palestras da EE Durval acertaram ao entender que os “tabus” devem ser quebrados. As drogas, frisou um dos professores, estão em todos os lugares.

 Tiago Cortes