sexta-feira, 19/05/2023

Escola Estadual Carlos Gomes completa 120 anos

Exposições sobre passado e presente e um concerto fizeram parte das comemorações

Localizada no centro de Campinas, ao lado da prefeitura municipal, a EE Carlos Gomes completa 120 anos de existência neste mês de maio de 2023. A unidade é parte dos pontos turísticos do município e atende 1.204 alunos distribuídos entre Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA e Sala de Recurso.

“Dentro da escola trabalhamos muito o respeito e a aceitação do outro com suas diferenças, limitações e muito mais. Temos também uma sala de recurso com excelência, regida por profissionais capacitados, fazendo com que a inclusão ocorra de forma mais tranquila”, comenta a diretora Simone Papa Colomeu.

Comemorações

Em comemoração à data, a escola organizou uma mostra cultural sobre sua história no museu que fica dentro da unidade. Também houve exposição nas salas de aula de trabalhos desenvolvidos pelos alunos, demonstrando a atualidade da instituição.

Simone contou que o evento foi encerrado com um número musical do maestro Paulo Rowlands, utilizando um piano que faz parte da história da escola. “Alguns professores diziam que ele não tinha serventia e estava tomado pelos cupins. Recebemos uma professora, a Ângela, que faz aulas de música, e se propôs a restaurá-lo”. Uma campanha foi realizada e quem contribuísse com o conserto do instrumento, que estava parado no anfiteatro, ganharia uma apresentação do maestro. “O piano foi reformado e inaugurado na homenagem aos 120 anos da escola”.

A FDE realizou diversas obras de manutenção e restauro na EE Carlos Gomes, que é tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). Em 2018, as intervenções envolveram a cobertura e troca parcial do soalho, no valor total de R$ 93 mil.