quarta-feira, 13/12/2006

Escola Estadual da Capital vence o Desafio Bovespa

Terceiro lugar também foi ocupado por unidade estadual; organizadores promoveram diversas atividades educativas sobre o mercado de ações e visitas monitoradas à Bolsa A Escola Estadual Fernão Dias Paes, da […]

A Escola Estadual Fernão Dias Paes, da zona oeste da Capital, foi a primeira colocada na grande final do Desafio Bovespa, competição educativa sobre o mercado de ações, realizada no último sábado, dia 9, na sede da Bolsa de Valores de São Paulo. A tradicional escola, localizada no bairro de Pinheiros, obteve rentabilidade de 118,7% nas simulações de investimento em ações e recebeu R$ 25 mil em créditos para a formação de um clube de investimento. “Estamos muito orgulhosos com a conquista dos nossos alunos, o que mostra a qualidade do nosso ensino”, disse o professor orientador da equipe, Arthur Damasceno Vicente, que leciona Matemática e Administração.

O evento no Espaço Bovespa foi aberto com a palestra do professor Mauro Halfeld sobre educação financeira. Na seqüência, as equipes participaram de simulações de investimento, utilizando o valor virtual acumulado nas fases anteriores para montar as próprias carteiras de ações. A Bovespa apresentou situações econômicas diferenciadas, fornecendo cotações e informações que ajudaram os grupos a decidir a melhor forma de aplicação dos recursos.

Em terceiro lugar, outra Escola Estadual

Em segundo lugar, ficou o Colégio Marajoara, com 95,84% de rentabilidade, seguido da Escola Estadual Leopoldo Santana, com 79,06%, do Colégio Santa Lúcia Filippini, com 73,15%, e do Colégio Santa Luzia, com 71,86%. Essas equipes foram premiadas com créditos nos valores de R$ 15 mil, R$ 10 mil, R$ 5 mil e R$ 2,5 mil, respectivamente, também para a formação de clubes de investimento.

Como foi

O Desafio Bovespa mobilizou, no total, cerca de 1.000 pessoas, entre estudantes, professores e familiares de 90 escolas do ensino médio da cidade de São Paulo. Trata-se de uma forma dinâmica de disseminar os conceitos do mercado de ações entre o público jovem, unindo a teoria (por meio de cursos e palestras) com a prática, que ocorreu nas simulações. No total, 150 escolas da cidade de São Paulo, entre públicas e particulares, se inscreveram. Entre elas, 90 foram selecionadas para participar do evento, por sorteio, e divididas em três grupos, cada um com trinta concorrentes.

Os professores orientadores das cinco equipes que conseguiram os melhores resultados também foram premiados com um notebook e R$ 1 mil, em crédito, para aplicar nos clubes formados pelos alunos. E as escolas vencedoras receberam um computador e uma impressora multifuncional.

A disputa envolveu três etapas classificatórias, em que as equipes de cada grupo competiram entre si. A primeira foi dia 30 de setembro; a segunda, em 21 de outubro; e a terceira, em 25 de novembro. Cada escola foi representada na competição por uma equipe de três a cinco alunos e um professor orientador, escolhidos por critérios próprios. Na torcida, familiares e colegas dos participantes também marcaram presença na Bovespa, em todas as etapas, tornando a disputa ainda mais emocionante.

Sobre o Programa Educacional Bovespa

Criado em 1989, o Programa Educacional Bovespa promove diversas atividades educativas, como palestras sobre o mercado de ações e visitas monitoradas à Bolsa. De 2002 até novembro de 2006, atendeu cerca de 300 mil pessoas, entre estudantes do ensino fundamental e médio, universitários e público em geral.

O Programa também desenvolve outras atividades, como o concurso de monografias e o concurso Bovespa na Escola, que visa a estimular o interesse dos alunos das escolas estaduais sobre o mercado de ações. Há também cursos e palestras de educação financeira, por meio de o Projeto Educar, que aborda princípios de planejamento de finanças pessoais, hábitos de poupança e tipos de investimento. Os interessados nas atividades promovidas pelo Programa Educacional Bovespa devem fazer contato pelo telefone 3233-2438 ou pelo e-mail educacional@bovespa.com.br