sexta-feira, 19/11/2021
Notícia

Escola Estadual da região de São Carlos celebra Consciência Negra com cinema e música, em semana temática

Entre 16 e 19 de novembro, a Escola Estadual Governador Jânio Quadros realiza programação cultural afro com comunidade escolar em reflexão ao tema

Em celebração ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, a Escola Estadual Governador Jânio Quadros, em Corumbataí na região de São Carlos, promove uma semana temática com cinema e música, com o objetivo de proporcionar aos alunos a reflexão sobre a data e sua importância. Na escola, a programação cultural afro ocorre durante os dias 16 e 19 de novembro com atividades direcionadas às turmas do ensino médio (1ª a 3ª série). Ao todo, serão mais de 130 alunos no evento semanal.

Para o diretor da escola, Carlos Aparecido Jaques, é muito importante trazer para a escola uma semana dedicada à Consciência Negra e o debate central sobre o tema, em um espaço interdisciplinar, direcionado aos alunos e professores. “Trouxemos para esse momento de reflexão e de conhecimento através de diversos conteúdos dos componentes curriculares, para que isso possa surtir um efeito na construção e na formação integral dos nossos alunos”, ressalta.

Além das confecções de cartazes realizadas no dia 16, a unidade escolar teve uma sessão de cinema com o filme “12 anos de Escravidão” e realizou um debate entre alunos e participantes convidados nesta quarta-feira (17). Hoje (18), acontece uma apresentação teatral de “O Navio Negreiro – Castro Alves”. Os destaques da programação estão previstos para o último dia do evento, na sexta-feira (19), com apresentação teatral e de musical de cultura negra pelas turmas de estudantes.

Yasmin Vitória Facioli, estudante da 3ª série, coloca ainda que a programação propõe um ótimo e necessário debate para discutir dentro da escola. “Acho muito importante para conhecermos os processos e as consequências da escravidão no nosso país e para a nossa história também, como as tradições na culinária, na arte, na dança”, afirma.

O evento, como em outras unidades, proporciona a inclusão de temas sociais históricos em atividades pedagógicas extracurriculares, como parte da formação do aluno.

Confira a programação:
– Confecção de cartazes temáticos – alunos do 1ª a 3ª ano EM.

– Sessão de cinema com debate – Filme “12 anos de escravidão”.

– Apresentação teatral – 2ª A, 2ª B e 3ª B – “O Navio Negreiro – Castro Alves”.

– Apresentação teatral – 1ª A – “Ubunto”.
– Apresentação dos trabalhos produzidos – 3ª A e 2ª B – “Festival Afro Minuto”.
– Apresentação musical – 1ª A – “Maracatu”.
– Apresentação de dança – 3ª A – “Maculêlê”.
– Apresentação do Coral.
– Oficina – produção de Abayomis.
– Peça teatral – “Prometeu Negro Acorrentado – Luiz Henrique (Saci)”