• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 14/09/2006
Últimas Notícias

Escola Estadual da zona leste realiza Simpósio de Filosofia

Tema tem tudo a ver com o universo educacional: “A Busca Apaixonada pelo Saber” “É da memória que os homens derivam a experiência, pois as recordações repetidas da mesma coisa […]

Tema tem tudo a ver com o universo educacional: “A Busca Apaixonada pelo Saber”

É da memória que os homens derivam a experiência, pois as recordações repetidas da mesma coisa produzem o efeito duma única experiência”. (Aristóteles)

Pela frase acima, do pensador Aristóteles, já é possível imaginar o clima na Escola Estadual Jardim Iguatemi, na zona leste da Capital. Além da direção, professores e alunos continuam envolvidos com os últimos preparativos para a realização do Simpósio de Educação Filosófica, marcado para os dias 21 e 22 de setembro. O tema tem tudo a ver com o universo educacional: “A Busca Apaixonada pelo Saber”.

Os debates e palestras deverão ser realizados em três horários: pela manhã, começam às 08h30; à tarde, às 13h30; e à noite, a partir das 19h30. “Este é um convite pleno de possibilidades, direcionado a todos aqueles que dedicam amor e amizade à sabedoria”, explica a diretora da escola, Suzy Rocha Ribeiro.

Projetos

Desde 2002 a escola trabalha desenvolve ações para envolver a comunidade escolar. Tudo começou com o projeto Os Pintores; em 2003 foi a vez de Os Escritores. Em 2004 eles trabalharam com o tema Os Países; e em 2005, com Os Cientistas. Este ano o tema escolhido foi Os Filósofos.

Explicando melhor

O projeto é desenvolvido ao longo do ano com realizações bimestrais. Cada classe (cinqüenta e uma ao todo) recebe o nome de um filósofo como patrono. Os três períodos mergulham no universo de filósofos das idades antiga, média, moderna e contemporânea. “Com o projeto, queremos dar ao aluno a possibilidade de conhecer e amar, aprender e sonhar, construir e crescer”, conclui a diretora.

Para participar

Quem ficou interessado pelo tema e quer mais informações pode entrar em contato direto com a Escola Estadual Jardim Iguatemi. O endereço é Rua Confederação dos Tamoios, 182 – CEP. 08380-220 – Jardim Iguatemi – São Paulo. Fone/Fax 6731-8537. Também é possível fazer contato pela internet. Anote o site: www.eejdiguatemi.com