• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 25/05/2004
Últimas Notícias

Escola Estadual de Altinópolis atrai alunos da rede particular

A confiança no ensino público estadual está cada vez maior na pequena cidade de Altinópolis, cerca de 65 km de Ribeirão Preto. Os educadores têm observado que, a cada ano, […]

A confiança no ensino público estadual está cada vez maior na pequena cidade de Altinópolis, cerca de 65 km de Ribeirão Preto. Os educadores têm observado que, a cada ano, um maior número de alunos vem se transferindo das duas escolas particulares para a Escola Estadual Professor Antônio Barreiros, única estadual com Ensino Médio no município.

“Nos últimos anos, devido ao bom nível de ensino, estamos vendo o retorno de muitos alunos que haviam se transferido para instituições particulares. Só em 2004, cerca de 50 voltaram para a nossa rede”, observou a professora Elizabeth de Mattos Masson, diretora da unidade estadual.

Segundo a professora, a escola abriga alunos de várias classes sociais, inclusive as mais altas. Há também muitos filhos de pequenos produtores rurais. “Por sermos a única escola estadual aqui na cidade, o trabalho fica concentrado e está fluindo bem, pois estamos dando ênfase total ao lado pedagógico”, disse a diretora.

Semanalmente, os professores se reúnem em seu horário de trabalho pedagógico (HTPC) para expor problemas, técnicas analisadas, textos interessantes e abordar temas que possam acrescentar benefícios à qualidade de ensino. “Estamos atualizados e pretendemos continuar neste caminho com o auxílio da Associação de Pais e Mestres (APM) que tem elaborado projetos para arrecadarmos mais fundos”, completou a diretora.

Com 15 mil habitantes, Altinópolis se tornou uma espécie de “menina dos olhos” da desenvolvida região de Ribeirão Preto. Na cidade há muitas belas paisagens e outras opções de turismo, por causa da topografia montanhosa do local. Grutas e uma vasta vegetação atraem praticantes de rappel de todo o Estado. Na parte econômica, Altinópolis possui muitas plantações de cana-de-açúcar, além de ser um importante centro exportador de café.

Eugenio Goussinsky