• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 24/05/2004
Últimas Notícias

Escola Estadual de Americana é referência de Inclusão Social

André Herculano é o educador profissional responsável pela E.E. Prof.ª Sinésia Martini, de Americana. Sua atuação é especial porque ele precisa superar diariamente suas próprias limitações – ele é cego […]

André Herculano é o educador profissional responsável pela E.E. Prof.ª Sinésia Martini, de Americana. Sua atuação é especial porque ele precisa superar diariamente suas próprias limitações – ele é cego – para construir sua carreira – é pedagogo por formação, escritor e poeta. Seus méritos podem ser vistos na escola cheia e na grande oferta de atividades que ela mantém: capoeira, sala de leitura, hip-hop, culinária, axé, reciclagem, teatro infantil, entre outras.

O educador iniciou seus trabalhos na escola como voluntário, contribuindo com as oficinas realizadas aos finais de semana. Em 2003, com a criação do Programa Escola da Família, foi indicado pela própria comunidade para atuar profissionalmente na escola.

Cristine Fernandes, coordenadora regional do Escola da Família na Diretoria de Americana, se entusiasma ao relatar o trabalho de André: “Aquele é um bairro muito carente, não há nem asfalto nas ruas. A maioria das pessoas trabalha no centro e não tem condições de usufruir das opções de lazer oferecidas por lá. A escola, então, é um pólo que atrai muita gente além dos próprios alunos. André e os educadores universitários fizeram um excelente trabalho de equipe para conquistar cada visitante, cada voluntário. Hoje, a E.E. Prof.ª Sinésia Martini é o exemplo que uso quando quero mostrar o que esperamos de cada escola envolvida no programa.”

Aline Viana