• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 10/10/2005
Últimas Notícias

Escola Estadual de Bebedouro comemora aniversário com lançamentos de antologia

Festa de 15 anos do Centro Supletivo reunir professores, funcionários e alunos que fazem ou fizeram parte da história da escola A concretização dos sonhos de muitos educadores. O sonho […]

Festa de 15 anos do Centro Supletivo reunir professores, funcionários e alunos que fazem ou fizeram parte da história da escola

A concretização dos sonhos de muitos educadores. O sonho da inclusão social, do respeito às diferenças, da pedagogia do amor, da vivência da pluralidade cultural. Palavras que resumem boa parte da história do CEES – Centro Estadual de Educação Supletiva Profº Hernani Nobre, em Bebedouro, interior do Estado.

Os 15 anos da unidade que atua exclusivamente na educação de jovens e adultos foram comemorados no último dia 29 com uma festa que reuniu ex-professores e ex-funcionários que passaram pela escola desde o início. Junto com a equipe atual, todos foram homenageados pela atual direção com a exibição de um vídeo com fotos e outros momentos da equipe no dia a dia das aulas.

A festa com direito a presença de autoridades, homenagem e até bolo revelou ainda o talento dos alunos com a exposição de quadros em óleo sobre tela, apresentação de números de dança, poemas e números musicais. O ponto alto da noite foi o lançamento de uma antologia em comemoração à data e em homenagem a todos que fazem ou fizeram parte da história da escola.

Francisco Erivaldo Vidal, aluno do ensino médio, brindou o público com o poema que escreveu especialmente para ser publicado na Antologia I do CEES Profº Hernani Nobre e apresentado no evento.

VELHA GRAMÁTICA

Letras
Fonemas
Mudam de som
Formando Verbos, Pronomes, Adjetivos e Conjunções.
Verbos mandões, Imperativos.
Faze Tu,
Faça eu… Nem pensar !!!!!!!!
Uma classe de gente ruim de se lidar é a do tal Pronome
Possessivo ao extremo
Tolhe nossa liberdade
Tudo é dele
Adjetivos, donos da verdade
Qualificando pessoas, objetos e sentimentos
Ao seu bel prazer.
Intensamente chatos
Lembrando-nos de um de seus parentes,
Sr. Advérbio.
E a Dona Conjunção?
Inflexível, invariável,
Não há quem a faça mudar.
Mas como tudo tem seu lado bom
Ela liga orações.
Mas será que as faz?
Diz a Velha Gramática, mãe amorosa,
Que a Conjunçãozinha não faz Oração sozinha,
Mas em grupo com as demais palavras.
Estas últimas quando juntas
Constroem Frases, Orações e Períodos.
Um dia, fiquei a ouvi-las
Orações estranhas
Coordenadas Assindéticas, Sindéticas.
Com explicações cheias de porquês
Ao perceberem minha presença
Trataram logo de concluir a Oração.

“A história do CEES é feita de sonho, luta e trabalho. Dela fazem parte educadores, alunos e pessoas que acreditam no amor e na afetividade que podem resgatar a dignidade dos excluídos”, orgulha-se a diretora Elena de Jesus Róbio Manente.

Celso Bandarra